Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Tudo o que precisa de saber sobre a menopausa masculina

Cientificamente não existe menopausa masculina, mas o termo é usado para apontar as mudanças a nível hormonal e não só que muitos homens sentem a partir dos 50 anos de idade.

Tudo o que precisa de saber sobre a menopausa masculina
Notícias ao Minuto

10:45 - 17/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Envelhecimento

Embora se defina como algo diferente da menopausa feminina, também a que afeta os homens com o avançar da idade conta com sintomas que afetam o sexo masculino de várias formas, algumas das quais semelhantes às das mulheres, nomeadamente a queda dos níveis de estrogénio – principal aspeto que define a menopausa feminina e que tem como consequências os afrontamentos, transpiração, perda de qualidade cutânea, secura vaginal e diminuição da libido. Nos homens, as consequências não são tão relevantes, mas ainda assim assemelham-se.

Em suma, no caso dos homens, e para garantir a distinção dos casos, o que mais se aponta são a nível da performance sexual e aspeto físico.

“Queda de cabelo, dificuldade em urinar, maior risco de cancro da próstata, diminuição da qualidade da pele aspeto ‘cansado’” são as consequências mais comuns apontadas pelo sexólogo Damian Sendler.

Muitos destes problemas (como a dificuldade em urinar e risco de desenvolver cancro da próstata), podem advir dos adrogéneos, ou a falta deles já que são compostos que provém da testosterona cujos níveis, por sua vez, são comprometidos pela idade que se marca pela menopausa masculina.

Já os problemas a nível da performance sexual devem-se essencialmente ao sistema nervoso que impede a natural ereção bem como a normal ejaculação.

Felizmente, e tal como no caso feminino, também os sintomas da menopausa masculina podem ser atenuados com a medicação correta que deve ser questionada e avaliada antes de se optar por viagra que, erradamente, é vista como solução para certos homens que desconhecem o caso da menopausa masculina.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório