Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Fetén Fetén, ZEF e Eva Salina & Peter Stan no festival Acordeões do Mundo

Os espanhóis Fetén Fetén, os franceses ZEF e a norte-americana Eva Salina vão estar no Festival Internacional Acordeões do Mundo, integrado nas Festas da Cidade de Torres Vedras, que são hoje apresentadas.

Fetén Fetén, ZEF e Eva Salina & Peter Stan no festival Acordeões do Mundo
Notícias ao Minuto

09:24 - 17/10/18 por Lusa

Cultura Torres Vedras

O festival começa, no dia 26 de outubro, com o concerto pelo quarteto português Bayan, que promete fazer uma viagem musical entre o barroco e o contemporâneo, passando pela música tradicional, interpretando originais de Gerhard Maasz, Vitorino Matono, André Santos, João Barradas, Astor Piazzolla e transcrições/adaptações de Rossini.

No dia seguinte, os espanhóis Fetén Fetén sobem ao palco para atravessar estilos tão díspares como a valsa, o 'foxtrot', o 'chotis', a 'jota', a 'seguidilla, a 'ronda', o 'pasodoble' ou a 'habanera.

Da Península Ibérica, o duo espanhol transporta o espetador para ecos musicais que são oriundos dos Balcãs e Japão e outros que fazem lembrar o som das gaivotas ou do mar.

No dia 31, o festival continua com um concerto alusivo à música de acordeão dos países lusófonos de África, pelos acordeonistas João Gentil e Carlos Lopes, acompanhados por músicos a tocar baixo, guitarra e percussão.

As músicas vão desde o 'funaná' de Cabo Verde, o 'semba' e o 'rebita' de Angola, o 'gumbé' da Guiné-Bissau, o 'forró' do Brasil, o 'socopé' e a 'rumba' de são Tomé ou a 'marrabenta' de Moçambique até Portugal, onde temas do Minho, região de onde foram os acordeões para a África, são, de todos os países da lusofonia, as que mais preserva o instrumento.

A 02 de novembro, é a vez dos franceses ZEF, considerada uma das melhores bandas 'folk' da Europa que junta a grande capacidade técnica à energia dos seus espetáculos.

A norte-americana Eva Salina, herdeira da diáspora balcânica nos Estados Unidos e intérprete das canções 'romani', e o sérvio Peter Stan, conhecido pela sua capacidade de improvisação, apresentam-se a concerto no dia 03 de novembro, prometendo voltar às suas raízes culturais.

Os quatro concertos realizam-se todos às 21:30 no Teatro-Cine de Torres Vedras.

O festival divide-se ainda pelas 'merendas do acordeão', que levam as sonoridades do instrumento a vários espaços públicos do concelho, entre 21 de outubro e 11 de novembro.

O Festival Acordeões do Mundo integra as Festas da Cidade 2018, cujo programa vai de 20 de outubro a 11 de novembro, com tasquinhas e vários eventos, desde festivais do pastel de feijão e do vinho, mostra de uvada, exposições, festival das vindimas, atuação de grupos de folclore e desfile de bandas filarmónicas.

As Festas da Cidade são organizadas pela Câmara Municipal por ocasião do feriado municipal, a 11 de novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório