Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Forte agitação marítima continua e chuva pode vir acompanhada de trovoada

A previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) aponta para períodos de chuva a partir do meio da manhã passando a regime de aguaceiros e possibilidade de ocorrência de trovoada a partir do final do dia. Há cinco barras fechadas e duas condicionadas devido à agitação marítima.

Forte agitação marítima continua e chuva pode vir acompanhada de trovoada
Notícias ao Minuto

07:14 - 17/10/18 por Lusa

País IPMA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para as regiões do Norte e Centro céu geralmente muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado nas regiões do interior até final da manhã desta quarta-feira.

A previsão aponta também para períodos de chuva a partir do meio da manhã no Minho, estendendo-se gradualmente às restantes regiões durante a tarde e passando a regime de aguaceiros e possibilidade de ocorrência trovoada na região Centro a partir do final do dia.

O IPMA prevê vento fraco, tornando-se moderado do quadrante oeste a partir da tarde, e rodando para noroeste moderado a forte no litoral e terras altas a partir do final da tarde.

Está ainda prevista neblina ou nevoeiro matinal, em especial no litoral, pequena descida da temperatura mínima e da máxima nas regiões do litoral.

Na região sul prevê-se céu pouco nublado, tornando-se geralmente muito nublado no Alentejo e na costa Vicentina a partir da tarde, nebulosidade que se estenderá à costa sul do Algarve para o final do dia.

Está também prevista chuva fraca no litoral oeste a partir do meio da tarde, estendendo-se gradualmente às restantes regiões e passando a regime de aguaceiros a partir da noite que podem ser acompanhados de trovoada.

O IPMA prevê ainda vento em geral fraco do quadrante norte, aumentando para moderado a partir da tarde, rodando para noroeste, e tornando-se moderado a forte no litoral e terras altas, neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e pequena descida da temperatura mínima.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 7 graus Celsius (em Bragança) e os 16 (em Faro) e as máximas entre os 16 (na Guarda e em Viana do Castelo) e os 24 (em Faro).

Cinco barras fechadas e duas condicionadas devido à agitação marítima

Cinco barras marítimas de Portugal continental estão hoje fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido à agitação marítima forte, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

De acordo com a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim e São Martinho do Porto estão hoje fechadas à navegação por causa da agitação marítima.

A barra de Vila do Conde está condicionada a embarcações de calado superior a dois metros e deve ser praticada apenas no período compreendido entre as duas antes e duas horas após a preia-mar.

A Marinha indica ainda que a barra de Aveiro está condicionada a embarcações de comprimento fora a fora inferior a 15 metros, encontrando-se aberta à restante navegação.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na costa ocidental ondas de noroeste com 1,5 a 2,5 metros, aumentando gradualmente para 2,5 a 3,5 metros a partir do fim da tarde.

Na costa sul prevê-se ondas de sudoeste com um metro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório