Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Cientistas criam gelado que alivia sintomas da quimioterapia

A quimioterapia é um dos tratamentos mais indicados para os pacientes que sofrem de cancro. Porém, os sintomas associados à popular terapia incluem náuseas, vómitos, feridas na boca, aftas, mucosite (lesões na mucosa) e a sensação de boca seca.

Cientistas criam gelado que alivia sintomas da quimioterapia
Notícias ao Minuto

20:00 - 16/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cancro

Todavia, um grupo de cientistas brasileiros criou um alimento que para além de aliviar esses problemas, funciona como suplemento, atendendo às necessidades nutricionais dos doentes. Trata-se de um gelado especial, desenvolvido por uma equipa de nutricionistas da Universidade Federal de Santa Catarina (USFC).

De acordo com a reportagem divulgada pela BBC News, o produto é o resultado do Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) no Hospital Universitário da UFSC, da nutricionista Paloma Mannes, especialista em Saúde com Ênfase em Alta Complexidade.

"Juntamente com a minha preceptora, Akemi Arenas Kami, e a minha orientadora, Francilene Gracieli Kunradi Vieira, pensamos em algo que fosse aplicável no dia a dia dos pacientes, viável do ponto de vista económico e prático para o hospital, além de amenizar os sintomas mais decorrentes do tratamento quimioterápico", conta.

"Detetamos que um alimento gelado atenderia todos esses requisitos”.

Desejo por fruta

Segundo Francilene, a opção pela criação do produto também teve em conta estudos prévios que demonstraram que pacientes em quimioterapia apresentam entre seus principais desejos alimentares a ingestão de frutas, sumos e gelados.

Relativamente à receita, a cientistas explica que o alimento é confecionado com ingredientes diferentes dos convencionais.

"Os sabores - morango, chocolate e limão - foram escolhidos por serem os mais tradicionalmente comercializados e apreciados pela população em geral", diz.

Sobre o processo original de produção, Francilene explica: "Após determinarmos os ingredientes e as suas quantidades, fizemos uma análise sensorial com dois grupos de provadores. Um deles formado por 30 pacientes com cancro em quimioterapia, e o outro grupo composto por 108 consumidores saudáveis."

Cada provador recebeu uma amostra dos três gelados e atribuiu uma nota aos produtos, a partir de uma escala sensorial que variava de um a sete pontos, sendo que notas acima de cinco indicariam a aceitação.

Para que fosse considerado aprovado pelas suas propriedades sensoriais e pudesse ser comercializado, era preciso que pelo menos 75% dos participantes dessem notas acima de cinco para cada uma das amostras.

De acordo com Francilene, os resultados da aceitação para os três sabores foram bem sucedidos, pois obteve-se uma média que variou de 77% a 98%.

"Podemos concluir que a escolha cuidadosa dos ingredientes tornou possível que desenvolvêssemos um produto de alto valor nutricional e com excelente aceitação pelo público, tanto o saudável quanto aquele em tratamento contra o cancro", salienta a investigadora.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório