Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Proposta do Governo "continua a ser uma mão cheia de nada"

A UGT considerou hoje o Orçamento de 2019 para os funcionários públicos uma "mão cheia de nada" e desafiou o Governo a apresentar uma proposta que permita desconvocar a greve de 26 de outubro.

Proposta do Governo "continua a ser uma mão cheia de nada"
Notícias ao Minuto

11:56 - 16/10/18 por Lusa

Economia Carlos Silva

A proposta do Governo "continua a ser uma mão cheia de nada" por continuar a falar de 50 milhões de euros sem explicar "como vai ser dividido o bolo", afirmou Carlos Silva, secretário-geral da UGT, depois de a direção da central sindical ter recebido uma delegação do CDS-PP, liderada por Assunção Cristas.

"Espero e faço voto que o Governo se sente à mesa com os sindicatos, independentemente de toda a legitimidade do diálogo político com os partidos à sua esquerda no parlamento, e que consigam chegar a uma conclusão", disse Carlos Silva.

O líder da central sindical não entrou em pormenores, mas disse esperar que "pelo menos" o executivo consiga "oferecer aos trabalhadores da Administração Pública" propostas que, sejam de índole salarial sejam de "progressão nas e carreiras" para permitir a desconvocação da greve.

"É o grande desafio que o ministro Mário Centeno e o Governo de António Costa tem para resolver", concluiu, recordando que todos os sindicatos, independentes e das duas centrais, UGT e CGTP, estão "unidos" nesta paralisação.

A proposta de orçamento, entregue na segunda-feira no parlamento e que foi apresentada pelo ministro das Finanças, prevê que os funcionários públicos com direito a progressão em 2019 recebam metade do acréscimo salarial em janeiro, 75% em maio e 100% em dezembro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório