Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Quase mil pessoas morreram no Rio de Janeiro durante intervenção militar

Um total de 916 pessoas morreram em ações envolvendo a polícia durante os oito meses de intervenção militar na área de segurança pública no estado brasileiro do Rio de Janeiro, informa hoje um relatório do Observatório da Intervenção.

Quase mil pessoas morreram no Rio de Janeiro durante intervenção militar
Notícias ao Minuto

23:54 - 15/10/18 por Lusa

Mundo Brasil

O documento, elaborado pela organização não governamental ligada ao Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Brasileira Cándido Mendes, adianta que, entre fevereiro, quando começou a intervenção, e 10 de outubro, um total de 2.989 pessoas foram mortas de forma violenta no mesmo estado.

"As políticas de combate às drogas e confrontos como um método de segurança pública são responsáveis para os números inaceitáveis do Rio de Janeiro: além das mortes de civis e militares, quase mil mortes de civis devido à ação policial", refere o relatório.

Além da morte de civis, 74 membros da Polícia e do Exército foram assassinados no mesmo período.

Deste total, 27% morreram no cumprimento do dever (em combates ou ataques de criminosos), 40,5% morreram em situações de roubo e outros 16% em situações de vingança ou por participação no mundo do crime.

Em 16 de fevereiro, o presidente do Brasil, Michel Temer, decretou uma intervenção na área de segurança pública no Rio de Janeiro para enfrentar a crise de violência que se desencadeou desde os Jogos Olímpicos de 2016.

Segundo o estudo, do total de mortes ocorridas durante a intervenção militar, 172 ocorreram nas 553 operações que o Exército realizou no estado.

Nestas operações, o Exército apreendeu 617 armas, o que dá pouco mais de uma por cada ação que os militares realizaram.

Regulamentada por um decreto presidencial, a intervenção militar na área de segurança pública do Rio de Janeiro termina em 31 de dezembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório