Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Mais empresários afastam-se de conferência saudita após escândalo

Embora sem declarações públicas, mais empresários demarcaram-se de conferência.

Mais empresários afastam-se de conferência saudita após escândalo
Notícias ao Minuto

22:45 - 15/10/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Riade

Larry Fink, CEO do fundo de investimento BlackRock, e Stephen Schwarzman, CEO do Blackstone, um grupo de 'private equity', são os empresários mais recentes a cancelarem a sua participação numa conferência na capital saudita.

Conta a Reuters que Larry Fink e Stephen Schwarzmann se juntam a Jamie Dimon, da JP Morgan & Chase, e  Jamie Dimon, da administração da Ford, que também cancelaram a sua participação na conferência Future Investment Initiative, marcada para Riade entre os dias 23 e 25 de outubro.

Embora nenhum deles o tenha afirmado, estes cancelamentos surgem todos após o aumento do coro de críticas à Arábia Saudita pelo desaparecimento do jornalista Jamal Khashoggi.

Jamal Khashoggi era um crítico do regime saudita que abandonou o país no ano passado. Era correspondente do Washington Post. No passado dia 2 de outubro, entrou no consulado saudita em Istambul, na Turquia, para pedir documentos para o seu casamento com uma cidadã turca. A noiva esperou-o à porta mas as imagens mostram que Jamal Khashoggi entrou no consulado pelo próprio pé mas nunca de lá saiu.

A Turquia suspeita que Jamal Khashoggi terá sido interrogado, torturado e morto no consulado saudita em solo turco. Riade tem negado as acusações, que geraram reações críticas por parte da comunidade internacional.

Esta segunda-feira, no entanto, e segundo reportou a CNN, Riade estará a preparar um relatório onde admite a morte do jornalista, embora defendendo que tal terá acontecido por um erro durante um interrogatório que não foi aprovado pelas autoridades sauditas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório