Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Enfrentar fatores sociais da diabetes tipo 2 é a chave para o tratamento

Novos estudos demonstram que os serviços de saúde e as estratégias de saúde destinadas a reduzir a prevalência de diabetes tipo 2 podem revelar-se ineficazes, a menos que abordem fatores sociais e culturais.

Enfrentar fatores sociais da diabetes tipo 2 é a chave para o tratamento
Notícias ao Minuto

21:15 - 15/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

Os investigadores relacionaram fatores como as tradições alimentares e os papéis tradicionais de cada género com o aumento da vulnerabilidade da diabetes nas cidades1, onde três quartos das pessoas com a doença vão viver até 2045. As descobertas desta pesquisa sobre a alteração da prevalência da diabetes em diferentes cidades, foram apresentadas na 54º Reunião Anual da Associação Europeia para o Estudo da Diabetes (EASD 2018) em Berlim, na Alemanha.

“Durante muitos anos, a diabetes continuou a aumentar a um ritmo alarmante, apesar dos melhores esforços, feitos pelos decisores politicos e profissionais de saúde” diz David Napier, professor de Antropologia Médica da University College London (UCL). “De forma a mudar o panorama desta devastadora e dispendiosa doença, precisamos de pensar de forma diferente e adotar novas abordagens. Quando as estratégias de saúde pública e os planos de cuidados individuais têm em conta as culturas, as convenções locais prevalecentes, e os comportamentos associados, é muito mais provável que tenham sucesso.”

Impulsionada pelo rápido aumento das taxas de obesidade, a diabetes pode afetar um em cada nove adultos em 2045 – mais de 730 milhões de pessoas. Dentro do mesmo prazo, prevê-se que os custos anuais de saúde relacionados com a diabetes aumentem 39%, passando de 775 mil milhões de dólares para mais de 1 bilião de dólares, destacando ainda mais a urgência em agir neste campo.

Nos últimos estudos, os investigadores apontaram uma série de fatores sociais e culturais que contribuem para a incidência da diabetes em cidades em todo o mundo, incluindo:

  • Em Houston, as tradições alimentares ligadas com a herança cultural, que por vezes são percebidas como um 'conforto';
  • Na cidade do México, os papéis tradicionais de género limitam o autocuidado em casas exclusivamente masculinas, pois alguns homens não estão dispostos a ajudar outro homem que tenha diabetes.
  • Em Copenhaga, as práticas padronizadas de referência médica atuam como barreiras aos cuidados preventivos e serviços para a diabetes;

Um segundo estudo apresentado pelos investigadores do Cities Changing Diabetes no EASD 2018, demonstrou que as taxas da diabetes e da obesidade estão a aumentar em todo o mundo. A América do Norte e a Europa, locais onde se tem registado um aumento da obesidade, registam uma maior prevalência futura da diabetes tipo 2, mas espera-se que este aumento seja mais lento. Por outro lado, África está projetada para ter um aumento de quase três vezes no número de pessoas que vivem com diabetes, pois à medida que a população envelhece a prevalência da obesidade aumenta. Se se conseguisse uma redução de 25% da prevalência da diabetes tipo 2 no continente iria resultar em menos 15.3 milhões de pessoas com diabetes tipo 2 in 2045.

“Seja através do início de serviços de proximidade, realocação de clínicas dentro das comunidades urbanas ou dando a possibilidade de apoio entre grupos religiosos, os parceiros do programa Cities Changing Diabetes já estão a agir para que os resultados desta pesquisa tenham impacto,” disse Niels Lund, vice presidente de Public Affairs em Saúde da Novo Nordisk. No entanto, parar o aumento da diabetes requer que outros aprendam com a sua abordagem e desenvolvam estratégias que reflitam as necessidades locais. Assim, o programa Cities Changing Diabetes é uma parceria aberta e inclusiva, na qual qualquer um que tenha interesse na prevenção e tratamento da diabetes é bem-vindo a participar.”

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório