Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

EUA querem evitar entrada da Huawei no Canadá

Dois senadores enviaram uma carta ao primeiro-ministro canadiano para que reconsidere a inclusão da tecnológica chinesa na rede 5G do país.

EUA querem evitar entrada da Huawei no Canadá
Notícias ao Minuto

07:05 - 16/10/18 por Miguel Patinha Dias

Tech 5G

Depois de negar entrada no país à Huawei, os EUA estão a tentar prevenir atividade da tecnológica chinesa em países vizinhos, neste caso do Canadá. Conta o TechCrunch que dois senadores dos EUA – Mark Warner e Marco Rubio – enviaram uma carta ao primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, para impedir que a Huawei faça parte da rede 5G do país.

Na carta em questão Warner e Rubio apontam para “várias provas” em como a Huawei (e outras empresas chinesas) não estão livres de controlo do governo de Xi Jinping. A carta afirma ainda que, caso o Canadá ceda, a Huawei poderá ter acesso às operações de espionagem não só do país como ainda dos seus aliados, entre eles os EUA, o Reino Unido, a Austrália e a Nova Zelândia.

A relação entre o governo dos EUA e a Huawei tem sido recheada de pequenos ‘embates’ que, além de terem resultado na indisponibilidade na venda de produtos da empresa no território, também terão levado ao cortar de relações entre a tecnológica e a Austrália no que diz respeito a infraestruturas 5G.

O governo canadiano ainda não se manifestou sobre a carta.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório