Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Fernando Haddad admite erros passados na gestão de empresas públicas

O candidato de esquerda às presidenciais do Brasil, Fernando Haddad, admitiu hoje "erros cometidos no passado" na gestão de empresas públicas.

Fernando Haddad admite erros passados na gestão de empresas públicas
Notícias ao Minuto

23:06 - 13/10/18 por Lusa

Mundo Brasil

Numa visita a um bairro de habitação social nos arredores de São Paulo, o candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) disse que, se for eleito, pretende aplicar um sistema de controlo à gestão de empresas públicas para evitar "erros cometidos no passado".

Fernando Haddad afirmou que, quando era ministro da Educação, entre 2005 e 2012, havia um "serviço de controlo interno muito forte".

"Não tivemos nenhum problema com a corrupção quando houve um dos maiores orçamentos no Governo", alegou o candidato, 'contaminado', no entanto, por numerosos escândalos de corrupção que ocorreram sob o governo do Partido dos Trabalhadores liderado pelo ex-Presidente Lula da Silva.

O PT governou o Brasil durante 13 anos, de 2003 a 2016, um período que começou com os dois mandatos de Lula da Silva (2003-2010) e terminou com a demissão de Dilma Rousseff (2011-2016).

Desde 2014 a operação "Lava-Jato", considerada a maior investigação contra a corrupção no Brasil, revelou um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo empresas públicas como a petrolífera Petrobras.

O ex-Presidente Lula da Silva é acusado de ter recebido um apartamento à beira-mar de uma construtora em troca de favores na concessão de contratos públicos relacionados com a Petrobras, mas nega qualquer irregularidade.

Condenado em 2017 por corrupção e lavagem de dinheiro, cumpre uma pena de 12 anos e um mês de prisão desde abril.

Na primeira volta das eleições presidenciais, que decorreu no passado domingo, Fernando Haddad obteve 29 por cento dos votos, contra 46 por cento do candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro, o principal favorito.

A segunda volta realiza-se em 28 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório