Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Leslie: Proteção Civil pede que se evite circular entre as 23h e as 4h

Comandante Luís Belo Costa, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, fez um ponto de situação.

Leslie: Proteção Civil pede que se evite circular entre as 23h e as 4h
Notícias ao Minuto

20:25 - 13/10/18 por Anabela de Sousa Dantas

País Furacão

O comandante Luís Belo Costa, da Autoridade Nacional de Proteção Civil, fez um novo alerta onde sublinhou "preocupações acrescidas" também com a circulação rodoviária. "Apelamos a que evitem fazê-lo, sobretudo no período mais crítico entre as 23/24h e as 3h/4h", já na manhã de domingo.

"Evitem circular, a menos que o tenham de fazer, se for o caso façam-no com a maior segurança", sublinhou.

O comandante Belo Costa explicou que estão a ser acompanhados os "distritos mais costeiros, entre Setúbal e o Porto", sendo que "são essas as zonas onde prevemos que aconteçam situações mais complexas".

"Nomeadamente, ventos mais fortes, galgamentos costeiros, por força da agitação marítima, e também precipitação", acrescentou, indicando que a "preocupação aumenta significativamente no que diz respeito à queda de estruturas e queda de árvores, afetação de redes de transporte de energia elétrica e de comunicações".

A Proteção Civil deixa o aviso para "não permanecer nem transitar em zonas arborizadas, porque gera acidentes".

O furacão Leslie perdeu intensidade, mas ganhou velocidade e mudou de trajetória, havendo a previsão de que passe na faixa entre Setúbal e Porto. Anteriormente, havia a previsão de que o furacão passasse na faixa entre Sines e Leiria, mas, devido à mudança de rota, é expectável que os efeitos do furacão se façam sentir mais a norte, ou seja, entre Setúbal e o Porto.

Sobre o possível encerramento ao trânsito das pontes 25 de Abril e Vasco da Gama, o comandante Belo Costa indica que "por enquanto não está previsto", embora se estejam a articular com a concessionária. "Se isso acontecer, seremos previamente informados pela concessionário", acrescentou.

--

Se conseguiu captar, em segurança, imagens ou vídeos da forma como a tempestade está a afetar a sua localidade e quiser partilhar pode enviar para: press@noticiasaominuto.com

Recomendados para si

;
Campo obrigatório