Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sabe como nasceu o nome 'Formula 1'?

Competição nasceu em 1950 para dar resposta à criação do Mundial de motociclismo em 1949.

Sabe como nasceu o nome 'Formula 1'?
Notícias ao Minuto

08:55 - 15/10/18 por Ruben Valente.

Auto Curiosidades

Alguma vez se perguntou por que é que a Fórmula 1 se chama… Formula 1? Antes de responder à curiosidade uns apontamentos importantes sobre a história da competição. 1984 viu a primeira corrida carros, 1906 o primeiro Grande Prémio e em 1924 constituiu-se a Associação Internacional de Clubes de Automóveis Reconhecidos (AIACR). O automobilismo ia de vento em pompa, mas a Segunda Guerra Mundial parou todo o sucesso na altura.

Era preciso revitalizar o mundo do automobilismo e procurar regulamentos comuns para homogeneizar tudo. A AIACR transformou-se em 1947 na atual FIA e este novo organismo decidiu unificar os Grandes Prémios num único campeonato, estabelecendo as normais para a criação de um Mundial.

Este novo campeonato estreou no GP da Grã Bretanha em 1950, disputado no dia 13 de maio em Silverstone. Venceu o piloto italiano Farina num Alfa Romeo.

Então e o nome? Os monolugares que participavam neste campeonato deviam seguir uma fórmula relacionada com as especificações do carro: peso, cilindrada, consumo e potência. Simples assim. Depois, com a intenção de publicitar o campeonato como o melhor desde então, não podia unir-se outro número que não o 1. E assim nasceu a ‘Formula 1’.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório