Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Parlamento aprova voto de pesar pela morte de atriz e fadista Mariema

O parlamento aprovou hoje, por unanimidade, um voto de pesar apresentado pelo presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, pela morte, no passado domingo, da atriz e fadista Mariema Mendes de Campos.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte de atriz e fadista Mariema
Notícias ao Minuto

12:38 - 12/10/18 por Lusa

País Ferro Rodrigues

"Os deputados à Assembleia da República reconhecem o percurso de Mariema no Teatro português, e transmitem à sua família e amigos as mais profundas condolências pelo seu desaparecimento", lê-se no voto hoje aprovado.

O texto recorda o percurso de Mariema, nome pelo qual era conhecida a atriz, cuja carreira artística começou no fado, tendo sido a criadora do famoso 'O fado mora em Lisboa'.

Mariema Mendes de Campos, que não gostava de revelar a data de nascimento, nasceu em Lisboa, no bairro de Campo de Ourique.

Em 1964, estreou-se no teatro ABC, no Parque Mayer, como atração, na revista 'É regar e por ao luar', onde voltou em 2015, ao Teatro Variedades, para fazer 'Quer... é Parque Mayer'.

No mesmo ano, fez parte do elenco de 'Três (Velhas) Irmãs', "uma memória de Tchekov", de Martim Pedroso, que esteve em cena no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, em em que a atriz contracenou com Graça Lobo e Paula Só.

As últimas atuações de Mariema passaram também por programas de televisão, como a série 'Conta-me como foi', e por participações em filmes como 'Refrigerantes e Canções de Amor', de Luís Galvão Teles, 'Axilas', de José Fonseca e Costa, e 'Os Gatos Não Têm Vertigens', de António-Pedro Vasconcelos.

Colaborou com Filipe La Féria nos programas 'Grande noite' (1992/1993), 'My fair lady' (2004) e 'Amália' (2005).

As produções televisivas 'Ouro negro' (2017), 'Santa Bárbara' e 'Massa fresca' (2016), 'Sol de Inverno' (2013), 'Velhos amigos' e 'Os compadres' (2011), 'Liberdade 21' (2009), 'Morangos com Açúcar' (2008) contaram igualmente com o desempenho de Mariema.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório