Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

CSU da Baviera pode enfrentar pior resultado desde 1950 nas eleições

O partido irmão da chanceler alemã Angela Merkel, a União Social Cristã (CSU) pode perder terreno nas eleições regionais deste domingo na Baviera, sul do país, para a extrema-direita e para Os Verdes, alcançando o pior resultado desde 1950.

CSU da Baviera pode enfrentar pior resultado desde 1950 nas eleições
Notícias ao Minuto

08:19 - 12/10/18 por Lusa

Mundo Regiões

A CSU, partido liderado por Horst Seehofer, que é também o ministro do interior do executivo alemão, formou sempre governo na Baviera desde o final da segunda guerra mundial (sozinho ou em coligação), exceto no período entre 1954 e 1957, altura em que o Landtag (governo regional) foi presidido pelo Partido Social Democrata (SPD).

A confirmarem-se os números das últimas sondagens, que apontam para um resultado próximo dos 33% dos votos, os democratas-cristãos da Baviera obtêm o pior resultado desde as eleições de 1950, altura em que não conseguiram mais de 29% dos votos.

Além da queda acentuada da CDU, o SPD também perde terreno, caindo dos 20,6% para os 10%.

A entrada da extrema-direita no parlamento regional da Baviera é a grande novidade destas eleições. De acordo com a sondagem divulgada pelo Bild, realizada pelo instituto Insa, o partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD) consegue 14% dos votos, ocupando o terceiro lugar nas intenções de voto.

Também o partido Os Verdes sobe dos 8,6% para os 18%, posicionando-se como a segunda força mais votada neste estado federado do sul da Alemanha.

Atualmente a CSU lidera o parlamento regional da Baviera, presidido por Markus Söder (secretário-geral do partido), candidato também nestas eleições.

No escrutínio deste domingo, os eleitores votam para eleger o 18.º governo regional da Baviera.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório