Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Cancro do pulmão: Comer estes alimentos reduz risco de doença mortal

Os sintomas de cancro do pulmão incluem tosse crónica e dor ao respirar, mas é possível reduzir o risco de incidência desta patologia cancerígena através da alimentação.

Cancro do pulmão: Comer estes alimentos reduz risco de doença mortal

O cancro do pulmão é há várias décadas o tumor mais frequente e com a maior taxa de mortalidade do mundo.

Em Portugal, regista-se o aparecimento de cerca de cinco mil novos casos por ano de incidentes de cancro do pulmão, dos quais cerca de 75% em homens e 55% em doentes com idade igual ou superior a 65 anos.

Trata-se de um cancro muito mais prevalecente em homens do que em mulheres com uma média de idades entre 55 a 75 anos, contudo existem registos de casos desde os 35 aos 40 anos.

Ainda assim, existem algumas mudanças que pode adotar no seu estilo de vida e que o podem potencialmente ajudar a evitar esta doença mortal.

A alteração mais óbvia inclui a desistência do hábito do tabaco – sendo esta a melhor forma de prevenir a ocorrência deste cancro – todavia, o Serviço de Saúde Britânico (NHS) recomenda a adoção de certas mudanças simples nos hábitos alimentares.

Pode ler-se no site da NHS: “Pesquisas sugerem que comer uma dieta com baixo teor de gordura, rica em fibra e incluir pelo menos cinco porções de fruta fresca e de vegetais e uma mão cheia de cereais integrais, pode reduzir o risco de cancro do pulmão, assim como o surgimento de outras variantes cancerígenas e de doenças cardíacas”.

Consumir doses insuficientes de fruta e de vegetais está associado a um valor estimado de 9% de casos de cancro do pulmão, segundo um estudo publicado pelo Instituto Nacional de Saúde (National Institute of Health), nos Estados Unidos.

Adicionalmente, saiba como pode prevenir o aparecimento de cancro do pulmão:

1. Deixe de fumar

Fumar é a principal causa de cancro do pulmão. De acordo com a organização Cancer Research UK, a morte associada a esta doença é 15 vezes mais elevada entre os fumadores, comparativamente a quem não consome tabaco.

2. Pratique exercício físico regularmente

Pelo menos três vezes por semana.

3. Evite estar em contacto com elementos cancerígenos no local de trabalho

Se trabalha com químicos tóxicos, tome precauções e proteja-se. Use uma máscara de proteção e consulte um médico de modo a saber o que mais pode fazer.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório