Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Procure este símbolo e saberá que há qualidade nutricional

‘Boa Escolha em Qualidade Nutricional’ é um selo que avaliará a composição nutricional dos produtos.

Procure este símbolo e saberá que há qualidade nutricional
Notícias ao Minuto

23:42 - 11/10/18 por Filipa Matias Pereira

País 'Boa Escolha'

Quantas vezes já olhou para os rótulos nutricionais das embalagens e ficou perdido entre números, percentagens e composições químicas? Não desespere. A ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor apresenta, esta semana, uma nova marca em que avalia e reconhece a qualidade nutricional dos produtos alimentares. E se reunirem benefícios para a saúde, ganham o selo ‘Boa Escolha em Qualidade Nutricional’.

E uma ‘Boa Escolha’ deverá cumprir vários critérios, nomeadamente ser “um produto composto por ingredientes saudáveis e naturais em que os valores de proteína, gordura, hidratos de carbono, vitaminas e sais minerais estão dentro dos parâmetros estabelecidos para o grupo alimentar a que pertence”, refere o comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto.

Sabia que estatísticas de saúde em Portugal indicam que 34% dos lares tem pelo menos uma pessoa obesa e 74% dos lares reporta pelo menos uma doença associada com alimentação? A ConsumerChoice acredita, por isso, que o mercado carece de uma identificação clara dos verdadeiros alimentos funcionais em relação aos que se suportam apenas numa mensagem, carece de um método de diferenciação que lhes atribuam a Autoridade Comprovada. É neste contexto que nasce a 'Boa Escolha em Qualidade Nutricional', garantindo aos consumidores os conceitos de saúde e bem-estar, continuando a desfrutar do prazer da comida.

Ora, o processo de avaliação, pode ainda ler-se no comunicado, “consiste na avaliação do equilibro nutricional dos produtos”, depois da “inscrição das marcas numa plataforma com a informação necessária". Saliente-se, porém, que produtos como refrigerantes, álcool e outros similares estão fora desta avaliação, já que não apresentam benefícios para a saúde.

Depois da inscrição, compete a um grupo de nutricionistas “definir e validar o peso de cada nutriente para cada categoria, estipulando o que é correto para considerar um alimento como nutricionalmente equilibrado”. Caso o produto alimentar esteja dentro do perfil de equilíbrio nutricional estabelecido é-lhe atribuído o selo ‘Boa Escolha’.

Prevê-se que a submissão dos produtos na plataforma seja feita ainda este mês, com a avaliação e verificação por parte dos nutricionistas nos meses de novembro e dezembro. A divulgação dos produtos certificados como Boa Escolha será feita na primeira semana de janeiro. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório