Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

China dá 300 milhões à Corporação Financeira de África para investimentos

A Corporação Financeira de África (AFC) acordou com o Banco de Exportações e Importações da China (BEIC)um empréstimo de 300 milhões de dólares para financiar o desenvolvimento de projetos no continente africano, foi hoje anunciado.

China dá 300 milhões à Corporação Financeira de África para investimentos
Notícias ao Minuto

16:19 - 11/10/18 por Lusa

Economia BEIC

"A disponibilização deste instrumento financeiro do BEIC marca a entrada da AFC na China, que demonstra o foco estratégico da AFC em construir uma coligação variada de investidores para diversificar as atividades de financiamento de forma a incluir todas as fontes de capital institucional na Ásia, além dos parceiros atuais na Europa e na América do Norte", lê-se num comunicado.

A AFC é uma instituição financeira multilateral, à semelhança do Banco Africano de Desenvolvimento e do Banco Africano de Exportações e Importações (Afreximbank), com sede em Abuja e detida maioritariamente pelo banco central da Nigéria, tendo como parceiros algumas das principais instituições financeiras mundiais, de acordo com a informação no seu site.

"Além da liquidez a médio prazo, este instrumento financeiro vai aumentar o financiamento contingente, que é particularmente importante para a gestão de riscos de liquidez, bem como abrir outras hipóteses de financiamento e relações com as entidades privadas e públicas chinesas", acrescenta o comunicado.

"Nas últimas duas décadas, a China passou de um investidor relativamente pequeno para um dos maiores parceiros comerciais de África hoje", disse o presidente da AFC, Samaila Zubairu.

A China é um dos maiores parceiros comerciais de África e no último Fórum de Cooperação China-África, em setembro, o gigante asiático anunciou uma meta de 60 mil milhões de dólares em ajuda ao investimento e empréstimos a África.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório