Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

"Temos investigadores na Turquia" para apurar paradeiro de Khashoggi

O Presidente dos Estados Unidos disse hoje que investigadores norte-americanos estão a trabalhar localmente com as autoridades da Turquia para tentar descobrir o paradeiro do jornalista Jamal Khashoggi, desaparecido após ter entrado no consulado saudita em Istambul.

"Temos investigadores na Turquia" para apurar paradeiro de Khashoggi
Notícias ao Minuto

15:36 - 11/10/18 por Lusa

Mundo Donald Trump

Numa entrevista via telefone a um programa do canal de televisão Fox News, Donald Trump garantiu que os Estados Unidos estão muito empenhados em tentar descobrir o que aconteceu ao jornalista saudita Jamal Khashoggi, colaborador do jornal norte-americano The Washington Post e um reconhecido crítico do poder em Riade que está dado como desaparecido desde que entrou, no passado dia 2 de outubro, no consulado saudita em Istambul para tratar de questões administrativas.

"Temos investigadores lá [Turquia] e estamos a trabalhar com a Turquia e, francamente, estamos a trabalhar com a Arábia Saudita", afirmou o chefe de Estado norte-americano.

Nas declarações ao programa 'Fox & Friends', Trump referiu que Jamal Khashoggi "entrou e parece que não saiu" do consulado.

Sobre a investigação em curso, Donald Trump não forneceu qualquer detalhe.

A hipótese de Jamal Khashoggi ter sido assassinado tem vindo a ser equacionada nos últimos dias.

Questionado sobre uma notícia do jornal norte-americano The Washington Post que avança que os serviços de informação norte-americanos intercetaram um plano das autoridades de Riade para deter Jamal Khashoggi, o Presidente norte-americano comentou apenas: "Seria uma coisa muito triste e provavelmente saberemos num futuro muito próximo".

Sobre as relações entre os Estados Unidos e a Arábia Saudita, um aliado muito próximo de Washington sob a Presidência Trump, o chefe de Estado descreveu-as como "excelentes".

À pergunta se o desaparecimento do jornalista poderia colocar em risco os laços com Riade, Trump respondeu: "Tenho de descobrir o que aconteceu".

A Arábia Saudita nega qualquer envolvimento no desaparecimento de Khashoggi.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório