Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Pontes e feriados. Aqui está o cenário para 2019

Ainda só estamos em outubro, nós sabemos, mas é sempre uma boa ideia olhar para o calendário do próximo ano para saber com o que podermos contar no que a dias de descanso extra diz respeito.

Pontes e feriados. Aqui está o cenário para 2019
Notícias ao Minuto

09:10 - 11/10/18 por Notícias Ao Minuto

País Calendário

Se é daquelas pessoas que já está a pensar nas viagens que vai fazer no próximo ano, contando, para o efeito, com feriados e pontes, enquanto forma de poupar dias de férias, então este artigo é para si.

O ano de 2019 arranca logo com uma ponte. É que dia 1 é terça-feira, por isso, tirando o 31 de dezembro de férias que é segunda-feira, perfaz um total de quatro dias sem trabalhar.

Depois terá um mês de fevereiro com 28 dias e sem uma única ponte ou feriado, pois o Carnaval só se festeja em março, mais precisamente no dia 5. De resto, também março não oferece mais oportunidades de descanso.

Mas como não há mal que sempre dure, em abril poderá ‘tirar a barriga de misérias’: dia 19 é Sexta-feira Santa, logo tem aqui um fim de semana prolongado, e o 25 de Abril celebra-se numa quinta-feira, o que lhe dá a oportunidade de fazer uma ponte.

Em maio o Dia do Trabalhador celebra-se numa quarta-feira, o que apenas promove uma pausa a meio da semana, mas logo de seguida chegam os Santos em junho.

O Dia de Portugal (dia 10) é segunda-feira, por isso, já conta com um fim de semana prolongado e se trabalhar em Lisboa terá também direito ao Dia de Santo António (dia 13) que se celebra numa quinta-feira, o que dá oportunidade para uma ponte.

Na semana seguinte há nova possibilidade de ponte com o Corpo de Deus (dia 20) também numa quinta-feira e para quem mora no Porto há que lembrar que o São João (dia 24) assinala-se numa segunda-feira - nova oportunidade para um fim de semana prolongado.

Depois de tantas pontes e feriados e com a azáfama dos Santos Populares, julho chega sem qualquer feriado, sendo que em agosto há apenas um: Dia da Assunção de Nossa Senhora (dia 15) que representa mais uma possibilidade de ponte, pois será numa quinta-feira.

Em setembro não há nada a assinalar e em outubro as notícias não são as melhores, pois o único feriado – Implantação da República (dia 5) – assinala-se a um sábado.

No entanto, em novembro a situação melhora com o Dia de Todos os Santos (dia 1) a dar-lhe uma oportunidade de gozar de um fim de semana prolongado, uma vez que se celebra numa sexta-feira.

E apesar de dezembro ter três feriados não haverá dias extra de descanso, isto porque o Dia da Restauração da Independência (dia 1) e o Dia da Imaculada Conceição (dia 8) se celebram a um domingo. Já o Dia de Natal assinala-se a meio da semana, numa quarta-feira.

Feitas as contas, no próximo ano terá a oportunidade de gozar de três fins de semana prolongados e e de fazer cinco pontes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório