Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

EUA não financiam reconstrução da Síria enquanto Irão estiver presente

Os Estados Unidos anunciaram na quarta-feira que não vão financiar a reconstrução da Síria, em guerra desde 2011, enquanto as forças iranianas e os soldados apoiados por Teerão não abandonarem o país

EUA não financiam reconstrução da Síria enquanto Irão estiver presente
Notícias ao Minuto

06:35 - 11/10/18 por Lusa

Mundo Mike Pompeo

"Temos sido claros: se a Síria não garantir a retirada total das forças apoiadas pelo Irão, não receberá um único dólar dos Estados Unidos para a reconstrução", afirmou o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo.

A administração norte-americana quer uma resolução política e pacífica depois de sete anos de conflito, que já causou mais de 360.000 mortos e mais de um milhão de feridos, bem como "a retirada das forças iranianas na Síria", defendeu Pompeo

"Hoje o conflito na Síria está a virar", afirmou, durante um discurso no Instituto Judaico de Segurança Nacional da América, reiterando que o regime de líder sírio, Bashar al-Assad, reforçou o seu controlo "no terreno "graças à Rússia e ao Irão".

O grupo extremista Estado Islâmico "embora ainda não completamente erradicado, é agora uma sombra de si mesmo", apontou.

Mais de cinco milhões de sírios abandonaram o seu país desde o início do conflito e milhões de outros estão deslocados na Síria.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório