Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

As relações ‘vai e vem’ são tóxicas. Evite-as em três passos

Não é o único aspeto, mas a estabilidade da relação é essencial para o bem estar emocional de qualquer um.

As relações ‘vai e vem’ são tóxicas. Evite-as em três passos
Notícias ao Minuto

23:00 - 09/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Relações

Acabar e recomeçar continuamente não é saudável para nenhum indivíduo, mas há casos em que parece quase inevitável para um ex casal voltar a juntar-se. O lado bom da relação, o recomeço e o bem estar mútuo é, contudo, apenas temporário e prevê-se que a relação volte a terminar, deixando em ambos, ou num dos indivíduos do casal, a sensação de medo, insegurança, desconfiança ou tristeza.

É por isso que especialistas (sejam psicólogos ou terapeutas) aconselham a que se faça por romper de vez com aquele com quem se tende a ‘cair’ constantemente neste tipo de relação. Quebrar o ciclo é imprescindível para que se avance e seja feliz, todavia, tal parece ser impossível aos olhos de quem teme ficar sozinho, tem baixa auto-estima ou os casos mais próximos de relações que toma como exemplo são instáveis e pouco saudáveis, por exemplo.

Estes são alguns dos casos apontados pela terapeuta de casais Debra Alper que explica que o caso é progressivo: começa com a fase de ‘lua de mel’, após a qual o casal de aproxima, de tal aproximação vem o desapontamento, depois as brigas que aumentam até ao ponto de se considerar a relação intolerável, o que leva ao fim da relação. Após o término, há uma breve fase de alívio após a qual a saudade pelas fases de aproximação falam mais alto e levam a que o casal se volte a juntar. A casa regresso, a referida fase de ‘lua de mel’ vai se tornando cada vez mais curta, levando a que não reste nada de positivo de tal relação.

Para evitar este magoar constante, há três aspetos que se deve ter em conta, diz a especialista:

1. Reconhecer que existe um papel a seguir: uma relação é feita a dois. Se não se deixar levar para o recomeço de uma relação que lhe é saudável, então ela não acontece. Por vezes é necessário haver apoio por parte de um especialista, mas esta é uma ideia em que se deve focar.

2. Limitar a comunicação com o ex: Pode ter sido difícil acabar a relação, mas ser-lhe-à ainda mais difícil seguir em frente se permitir que o/a seu ex continue na sua vida de alguma formatos

3. Focar-se em si mesmo: Este é o principal aspeto. Se se focar em si e tiver segurança na sua pessoa, dificilmente irá ter a recaída de voltar para uma relação que acabou justamente por não lhe fazer bem.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório