Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Há um alerta para tempestade a circular na internet. Não entre em pânico

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) já se pronunciou sobre o assunto em questão e tranquiliza os portugueses.

Há um alerta para tempestade a circular na internet. Não entre em pânico
Notícias ao Minuto

14:56 - 09/10/18 por Patrícia Martins Carvalho

País IPMA

Tem vindo a circular nas redes sociais, em especial na aplicação WhatsApp, um alerta para uma tempestade tropical que vai afetar Portugal, em especial no próximo domingo (dia 14).

Na mensagem que tem sido partilhada lê-se que o "centro de vigilância de furacões acaba de marcar o Leslie a ter landfall em Portugal continental com ventos fortíssimos para dia 14, domingo, classificando como furacão ou tempestade tropical. Fiquem alertas!!!"

Contactado pelo Notícias ao Minuto, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que ainda é “cedo” para conseguir afirmar com certeza de que forma será sentida a tempestade tropical Leslie em Portugal, inclusivamente no continente.

Até porque, lê-se no site do IPMA, o National Hurricane Center, que é entidade responsável pela monitorização de ciclones tropicais no Atlântico, apenas “divulga previsões da trajetória de ciclones tropicais para um máximo de cinco dias, visto que não é possível prever com uma certeza aceitável a localização e a intensidade desses sistemas para prazos de previsão superiores”.

Notícias ao MinutoTrajetória da tempestade© National Hurricane Center

Em declarações ao Notícias ao Minuto, fonte do IPMA referiu que, esta terça-feira, a tempestade “encontra-se entre os Açores e a Madeira, mais próxima da Madeira”, havendo uma “probabilidade baixa de vir a atingir o continente”, ao contrário do que é dito na mensagem que anda a circular e tal como se pode ver na imagem acima.

De referir também que uma “tempestade tropical tem um comportamento errático”, razão pela qual não é ainda possível aferir, com toda a certeza, o que irá acontecer no próximo domingo.

Sobre este tema lê-se ainda numa nota publicada no site do IPMA que a tempestade “tem estado a afetar o estado do tempo numa zona a cerca de 1500/2000 quilómetros a oeste/sudoeste dos Açores”. No entanto, a mesma “tem estado quase estacionária desde o dia 23 de setembro”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório