Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Juncker dança antes de discurso. Estaria a fazer troça de May?

A sua audiência em Bruxelas achou piada ao momento mas no Reino Unido muitos não gostaram da brincadeira.

Juncker dança antes de discurso. Estaria a fazer troça de May?
Notícias ao Minuto

08:26 - 09/10/18 por Fábio Nunes

Mundo Polémica

Nesta segunda-feira, Jean-Claude Juncker preparava-se para discursar numa conferência em Bruxelas. Ajustou os microfones, mas antes de começar a falar surpreendeu os presentes com uma pequena dança. A audiência riu-se e Juncker, também sorridente, deu início ao seu discurso, como refere a BBC.

O gesto não seria mal interpretado, não fosse o facto de os seus movimentos parecerem imitar os de Theresa May, quando na semana passada subiu ao palco para discursar perante o Partido Conservador.

Como se não bastassem as difíceis negociações entre Londres e Bruxelas para um acordo para o Brexit antes da data limite para o Reino Unido deixar o bloco europeu, no dia 29 de março do próximo ano, a dança do presidente da Comissão Europeia foi mal recebida em terras de Sua Majestade. Muitos sugerem que Juncker quis gozar com a primeira-ministra britânica.

Nas redes sociais, não faltaram britânicos a criticarem Juncker. “Só te envergonhaste a ti próprio”, escreveu uma utilizadora no Twitter.

Outro sublinhou que “o fã de álcool Juncker não consegue gozar com ninguém”.

Andrew Murrison, membro do Partido Conservador de May, lamentou o gesto do líder do bloco europeu. “Não lhe fica bem Juncker. Desrespeitoso e ofensivo”.

Um porta-voz de Jean-Claude Juncker já veio a público dizer que a dança foi improvisada e que não foi “dirigida a alguém”. Realçou ainda o “enorme respeito” que Juncker tem por May.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório