Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

SOS Racismo manifesta "enorme preocupação" com vitória de Bolsonaro

Organização lamenta que "mais de 40 milhões de pessoas" tenham votado no "candidato da violência, da misoginia, da homofobia e do racismo". Apesar da vitória de Bolsonaro na primeira volta, o SOS Racismo salienta que ainda há uma segunda volta (28 de outubro) e que é preciso lutar “pela democracia, contra o ódio e contra o fascismo”.

SOS Racismo manifesta "enorme preocupação" com vitória de Bolsonaro
Notícias ao Minuto

18:25 - 08/10/18 por Pedro Bastos Reis

País Brasil

A organização SOS Racismo manifesta preocupação com o resultado das eleições gerais no Brasil, que deram a vitória a Jair Bolsonaro, candidato da extrema-direita.

Em comunicado, a organização manifesta “enorme preocupação” com os 46% de votos alcançados por Jair Bolsonaro, alguém que “acha que negros e povos indígenas são cidadãos inferiores, que as mulheres são menos inteligentes e capazes que os homens, que a homossexualidade é uma aberração, que a tortura deve ser um método utilizado pela justiça ou que o acesso às armas deve ser generalizado".

O SOS Racismo lamenta que “mais de 40 milhões de pessoas - por convicção ou como forma de protesto” tenham escolhido “o candidato da violência, da misoginia, da homofobia e do racismo, para governar o país”, no entanto, realça que ainda há uma segunda volta, pelo que é preciso lutar “pela democracia, contra o ódio e contra o fascismo”.

“Com a segunda volta nas eleições, ainda é possível evitar que a extrema-direita chegue ao poder no Brasil e que a barbárie vença”, lê-se na publicação colocada na página de Facebook da organização antiracista.

Jair Bolsonaro, recorde-se, foi o candidato mais votado das eleições de domingo, com 46% dos votos, seguido por Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (29%), que segue com o candidato de extrema-direita para a segunda volta, marcada para 28 de outubro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório