Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

O leitor perguntou: O que acontece ao corpo quando não se bebe por 1 mês?

Após um período de excessos são muitos os indivíduos que optam por passar algum tempo sem beber. E você já experimentou abster-se por um mês?

O leitor perguntou: O que acontece ao corpo quando não se bebe por 1 mês?
Notícias ao Minuto

18:00 - 13/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Mistério

Anteriormente, pensava-se que beber moderadamente era algo inofensivo e poderia inclusive ser bom para a saúde, mas pesquisas recentes contrariam esse mito.

Um estudo publicado no periódico The Lancet, e divulgado pela BBC News, refere que não há um nível seguro para o consumo de álcool e que, quanto mais bebemos, maiores são os riscos para a saúde.

Por isso mesmo, o programa da BBC ‘Trust Me I'm a Doctor’ (‘Confie Em Mim, Sou Médico’) recorreu a cientistas da University College London e do Royal Free Hospital, no Reino Unido, para analisar os efeitos positivos de se manter abstémio durante um mês.

Os investigadores observaram o comportamento de 26 voluntários, divididos em dois grupos: um continuou a beber normalmente enquanto que o outro não consumiu de todo álcool.

O estudo concluiu que aqueles que se mantiveram abstémios mostraram melhorias no seu estado de saúde, como a redução de gordura no fígado e perda de peso, além de um sono melhor e maior concentração.

Há benefícios em longo prazo?

Os investigadores também analisaram como os participantes se comportariam ao voltar a beber, então, estes passaram novamente por exames três semanas após reintroduzirem o álcool.

Registou-se uma clara diferença entre aqueles que beberam moderadamente, dentro dos limites recomendados, e aqueles que bebiam mais do que isso regularmente.

Os moderados voltaram aos níveis de consumo anteriores, mas três semanas após o fim do mês em que ficaram abstémios, aqueles que bebiam excessivamente ainda consumiam 70% menos do que antes.

Ainda que a amostra do estudo tenha sido reduzida, os resultados indicam que, a curto prazo, reduzir a bebida consumida trouxe melhorias a alguns indicadores de saúde.

Para quem bebe moderadamente, o risco de desenvolver uma doença relacionada com o álcool já é baixo e descartar a bebida por um mês só gerará uma pequena redução dessas chances.

Mas o fato do consumo de álcool se ter mantido abaixo do que era normal entre os consumidores mais intensos sugere que parar de beber ajuda a reavaliar a relação com o álcool. E a beber menos no futuro.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório