Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Bloco condena declarações de autarca a apelar a "esfrega nas caloiras"

O Bloco de Esquerda (BE) condenou hoje as declarações do presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves (PSD/CDS-PP/PPM) que "apelou à participação nas festas académicas para dar uma grande esfrega nas caloiras".

Bloco condena declarações de autarca a apelar a "esfrega nas caloiras"
Notícias ao Minuto

13:30 - 08/10/18 por Lusa

Política Aveiro

Num vídeo de alguns segundos, partilhado na semana passada nas redes sociais, o autarca apela à participação no Integra-te, a festa académica de receção aos novos alunos da Universidade de Aveiro.

"Hoje é dia de vir ao Integra-te para darmos uma grande esfrega na academia, nas caloiras, um grande estímulo para a nossa universidade continuar a crescer, honrando e homenageando aqueles que lhe dão vida - os seus novos estudantes, os nosso caloiros - e, portanto, venham embora que aqui é que se está bem", diz o autarca no vídeo.

Em comunicado, o BE acusa Ribau Esteves de se ter assumido como "porta-estandarte de uma cultura machista, misógina e atávica" e exige um pedido público de desculpas.

Os bloquistas consideram "indefensáveis" as declarações do autarca e dizem que "são o reflexo de uma cultura tóxica que coloca as mulheres em risco".

"O espaço público e social, assim como toda a vivência, devem ser espaços seguros para mulheres e homens. É essencial uma cultura pública que valorize o espaço de cada pessoa, que garanta que a vontade de cada um e cada uma é respeitada e que ninguém seja um troféu de caça", refere a mesma nota.

O Bloco lembra ainda que há algumas semanas, o presidente da Câmara de Aveiro já tinha afirmado na receção aos novos alunos que "o encanto primeiro da academia são as nossas caloiras".

"Eu não ofendi ninguém. Isto é um episódio absolutamente ridículo. Não faz qualquer sentido", disse Ribau Esteves, explicando que usou a palavra "esfrega" porque é o nome da música mais famosa do Deejay Telio, um músico angolano que era o cabeça de cartaz daquela noite.

"Estávamos todos em tom de brincadeira. Eu fiz uma brincadeira, usando a palavra daquela que é a canção da moda, mais conhecida e mais querida, do Deejay Telio, o artista da noite, para convidar os caloiros para aparecerem", acrescentou.

O autarca não esconde que hoje repetiria tudo o que disse, porque "foi tudo feito com bom sentido de humor e naquela ambiência estrita".

"Ninguém anda aqui para ofender ninguém, para chatear ninguém. Foi uma madrugada muito divertida, muito interessante. É pena que algumas pessoas que estão a dizer essas coisas nas redes sociais não tivessem estado lá para saber que a vida tem que ser feita com alegria com sentido de humor"

Disse ainda pertencer "ao grupo dos cidadãos que sempre trata melhor as caloiras que os caloiros".

"É uma opção de vida da minha parte. Em nome da boa tradição portuguesa também. Trata-se de um gesto de simpatia, de humor, frisou.

Também o PS criticou hoje as declarações de Ribau Esteves, considerando que a expressão utilizada de "dar uma esfrega nas caloiras" é totalmente inadmissível como tratamento das estudantes da Universidade de Aveiro; sendo ainda mais grave quando o país toma consciência dos abusos praticados sobre os caloiros no contexto das chamadas "praxes académicas", bem como das situações de sexismo que se verificam sobre as mulheres no meio académico.

"Ninguém está livre de, num contexto de festa, proferir uma frase muito infeliz que não reflete o seu pensamento. Tem, contudo, nesse caso a obrigação de se retractar e pedir desculpa. É isso que o Partido Socialista de Aveiro exige do Sr. Presidente da Câmara", salienta o partido em comunicado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório