Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Costa afasta polémica com Marcelo. "Para drama basta a realidade do fogo"

O primeiro-ministro acompanhou a evolução do incêndio na serra de Sintra. Marcelo Rebelo de Sousa esteve no local mas António Costa negou incómodo com a deslocação do Presidente.

Costa afasta polémica com Marcelo. "Para drama basta a realidade do fogo"
Notícias ao Minuto

14:12 - 07/10/18 por Fábio Nunes

Política Incêndios

António Costa seguiu atentamente o incêndio na serra de Sintra e esteve em contacto com o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, para estar a par do que se passava no terreno. Não foi a Sintra e, foi já na Azinhaga do Ribatejo, onde esteve para homenagear José Saramago, que foi confrontado pelos jornalistas com o facto de Marcelo Rebelo de Sousa se ter deslocado ao local do incêndio.

O primeiro-ministro recusou a ideia de se ter sentido incomodado com a presença do Presidente da República nos Paços do Concelho de Sintra. “O normal é que haja articulação saudável entre todos. Para drama já basta a realidade do incêndio, não vale a pena complicarmos mais”, respondeu aos jornalistas.

Sobre o incêndio, António Costa sublinhou que durou “várias horas e com um vento de grande intensidade foi uma ameaça efetiva às habitações e à segurança das pessoas” e congratulou-se por ter sido travado “com sucesso”.

Questionado sobre uma lei que o seu Executivo estaria prestes a aprovar e que proibiria a venda de casas reconstruídas com dinheiro do Estado num período de 10 anos, António Costa garantiu que essa “informação é precipitada”. O primeiro-ministro afirmou que o “Governo não tomou qualquer decisão” sobre esse tema.

Já sobre as negociações de aumentos na Função Pública tendo em vista o Orçamento do Estado para 2019, António Costa confirmou a margem de 50 milhões de euros que já tinha sido referida por Mário Centeno. No entanto, explicou que "opções" têm de ser feitas quando se elabora um orçamento e que será difícil distribuir esta margem de forma igual por cada um dos sindicatos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório