Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Sonae vai colocar em bolsa pelo menos 21,74% do retalho alimentar

O grupo Sonae anunciou que vai colocar em bolsa um mínimo de 21,74% de ações da sua empresa da área de retalho alimentar, através de uma oferta pública inicial, com um preço entre 1,40 e 1,65 euros por ação.

Sonae vai colocar em bolsa pelo menos 21,74% do retalho alimentar
Notícias ao Minuto

06:50 - 05/10/18 por Lusa

Economia Mercado

O anúncio foi feito na quinta-feira, em comunicado colocado no sítio na internet da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A operação consiste na disponibilização de 217,36 milhões de ações ordinárias da Sonae MC, com possibilidade de disponibilização de mais 32,6 milhões de títulos.

Para os investidores institucionais está reservada a maior parte -- 77 % - da oferta pública inicial (IPO, na sigla inglesa), com 23% reservados para investidores em Portugal.

O intervalo do preço da ação situa-se entre 1,40 e 1,65 euros, o que significa uma oferta com um valor total situado entre 304 milhões e 359 milhões de euros.

O preço final da oferta deve ser anunciado no próximo dia 18 e a admissão à bolsa Euronext Lisboa, e consequente início de transação bolsista, em 23 de outubro.

A operação tem uma coordenação conjunta dos bancos Barclays, BNP Paribas e Deutsche Bank.

Em meados de setembro, a Sonae SGPS anunciou a intenção de colocar na bolsa de Lisboa as ações da Sonae MC.

Na altura, a Sonae SGPS reivindicou que a Sonae MC "é o maior operador de retalho alimentar em Portugal, com uma quota de mercado de 21,9%", com uma rede que abrange 567 lojas de retalho alimentar e 487 lojas de formatos adjacentes localizadas em áreas 'premium'".

O volume de negócios da Sonae MC cresceu de 3.637 milhões de euros em 2015 para 4.055 milhões em 2017, segundo a mesma fonte.

A Sonae MC integra os hipermercados Continente, os supermercados de conveniência Continente Modelo e Continente Bom Dia, as lojas Meu Super, as cafetarias e restaurantes Bom Bocado e Bagga e os supermercados Go Natural.

Integra ainda a Make Notes, Note! (livraria/papelaria), a ZU (produtos e serviços para cães e gatos), a Well's (saúde, bem-estar e ótica) e a Dr. Well's (clínicas de medicina dentária e medicina estética), segundo a informação disponível na página da Sonae na internet.

No dia 15 de março, o copresidente executivo do grupo Paulo Azevedo afirmou que a Sonae admitia vir a cotar o negócio do retalho, mas mantendo sempre uma participação maioritária.

Atualmente, o grupo Sonae tem duas empresas no índice bolsista PSI20, a Sonae SGPS e a Sonae Capital.

A Modelo Continente chegou a estar cotada, mas saiu de bolsa em 2006.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório