Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Menina tira espada com 1.500 anos de dentro de lago sueco

A criança, de oito anos, encontrou a relíquia durante as férias de verão.

Notícias ao Minuto

23:26 - 04/10/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Descoberta

Uma menina, de oito anos, encontrou uma espada da pré-história Escandinávia enquanto nadava num lago na Suécia durante o verão. Saga Venecek encontrou a relíquia no lago Vidöstern enquanto passava férias com a família em Jönköping.

Segundo a BBC, a espada inicialmente tinha sido datada como tendo 1.000 anos, mas os especialistas de um museu local chegaram depois à conclusão que teria cerca de 1.500 anos. 

"Não é todos os dias que se tropeça numa espada num lago", disse Mikael Nordstöm, um dos funcionários do museu, explicando que o facto do nível das águas estar extremamente baixo na altura, devido a um período de seca, terá contribuído para que Saga descobrisse a arma.

"Senti qualquer coisa na água e levantei-a. Tinha um cabo e fui dizer ao meu pai que parecia ser uma espada", explicou a criança em declarações à imprensa local.

O pai confessou que inicialmente achou que Saga tinha encontrado algum tipo de pau ou ramo de forma estranha dentro de água. Foi só depois de consultar um amigo que descobriram tratar-se de uma relíquia antiga.

A espada, que está extremamente bem conservada, foi entregue ao Jönköping Läns Museum para exposição. Depois da descoberta da menina o museu levou a cabo escavações no local, que ainda estão a decorrer e que até agora já desenterraram um alfinete de peito do século III.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório