Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Bancos portugueses reduzem 18 mil milhões de crédito malparado

Os bancos portugueses reduziram o valor de crédito malparado em 18 mil milhões de euros nos últimos dois anos, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP), que sinalizam uma nova quebra deste tipo de empréstimos.

Bancos portugueses reduzem 18 mil milhões de crédito malparado
Notícias ao Minuto

15:00 - 04/10/18 por Lusa

Economia Banca

De acordo com o relatório do BdP sobre o sistema bancário português hoje divulgado, desde o máximo histórico, observado em junho de 2016, o rácio de NPL ('non-performing loans', expressão em inglês para crédito malparado) diminuiu 6,2 pontos percentuais, "refletindo uma redução de 36% do 'stock' total de NPL" e correspondendo a 18 mil milhões de euros.

No segundo trimestre de 2018, o rácio de NPL total diminuiu um ponto percentual para 11,7%, beneficiando principalmente da redução do 'stock' de malparado, que baixou 2,3 mil milhões de euros (6,5%) e, em menor medida, do aumento dos empréstimos não classificados como NPL ('performing').

Também de acordo com o BdP, no segundo trimestre de 2018, os depósitos de clientes aumentaram 3,6%, "tendo este aumento sido transversal às instituições mais significativas do sistema".

Esta evolução foi mais expressiva nos segmentos das sociedades não financeiras e das outras sociedades financeiras (excluindo instituições de crédito), que registaram aumentos de 4,1 mil milhões de euros e de 2,5 mil milhões de euros, respetivamente.

Por sua vez, o financiamento junto de bancos centrais prosseguiu a sua trajetória descendente, registando um novo mínimo desde o primeiro trimestre de 2010.

Os indicadores de liquidez permaneceram em níveis elevados, tendo melhorado em todos os intervalos de maturidade.

O ativo total do sistema bancário aumentou no segundo trimestre de 2018, invertendo a tendência de queda verificada nos últimos anos.

Esta evolução reflete, segundo o BdP, essencialmente, o crescimento das disponibilidades em bancos centrais e da carteira de títulos de dívida pública, em especial portuguesa.

A rendibilidade do sistema bancário aumentou de forma significativa no primeiro semestre de 2018, em termos homólogos, traduzindo uma redução do fluxo de imparidades e provisões, em especial para crédito, bem como a redução dos custos com pessoal, acrescenta o BdP.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório