Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Dragão teve alma (e chama) para derrotar o 'atrevimento' dos turcos

Equipa de Sérgio Conceição, apesar de ter várias baixas, conseguiu controlar o adversário e está agora na liderança do grupo D.

Dragão teve alma (e chama) para derrotar o 'atrevimento' dos turcos
Notícias ao Minuto

07:20 - 04/10/18 por Francisco Amaral Santos

Desporto Análise

Missão cumprida. Foi assim que o FC Porto encerrou a noite de quarta-feira em pleno Estádio do Dragão. A tarefa não era fácil, mas ficou provado que também não era impossível. Pela frente estava um adversário com qualidade, mas os dragões não facilitaram e venceram os turcos do Galatasaray. 

Com apenas um golo, apontado por Moussa Marega aos 49 minutos, a equipa de Sérgio Conceição chegou assim à liderança do grupo D, partilhando o posto com os alemães do Schalke 04. 

A estreia europeia do homem golo 

Com Vicent Aboubakar lesionado e com Tiquinho Soares fora das escolhas por não estar inscrito, foi Marega quem assumiu as despesas dos golos na noite europeia. 

Com a aposta de Conceição num 4x3x3, o internacional maliano apareceu sozinho na frente de ataque, mas não acusou a falta de um parceiro na zona mais adiantada do terreno. No início da segunda parte, Marega marcou, após assistência de Alex Telles, e estreou-se assim a marcar em provas da UEFA. Ao décimo jogo (oito na Liga dos Campeões e dois na Liga Europa) o avançado maliano finalmente encontrou o caminho do golo.

Muro Casillas 

O guardião espanhol é o jogador com mais partidas realizadas na Liga dos Campeões e ficou com a baliza a zeros. Casillas teve em grande destaque no final da primeira parte, ao negar dois lances que tinham selo de golo, e elevou para três os jogos (V. Setúbal, Tondela e Galatasaray) consecutivos sem sofrer golos. 

Mais um (belo) registo para Conceição

Com este triunfo, o FC Porto elevou para 75 o número de vitória contabilizadas na Liga dos Campeões desde de 1992. Os dragões, com Sérgio Conceição ao leme do comando técnico, ultrapassaram assim o histórico AC Milan e ocupam agora o oitavo posto na tabela das equipas com mais vitórias na Champions. 

Dragão foi palco de reencontros 

A partida no Dragão contou alguns reencontros especiais. Do lado dos turcos, natural destaque para os regressos de Fernando e Maicon. Se o médio foi aplaudido de pé no momento em que abandonou o campo, o defesa foi bastante assobiado pelos adeptos portistas que não perdoam as palavras de Maicon na véspera do encontro. 

Nota ainda para Alex Telles. No dia em que cumpriu o 100.º jogo ao serviço do FC Porto, o lateral brasileiro, que somou mais uma assistência ao vasto rol que possui, defrontou uma equipa que tão bem conhece e que representou entre 2013 e 2015. 

Dados comprovam domínio azul e branco 

Se consultarmos os dados disponibilizados pela UEFA, facilmente percebemos que o FC Porto esteve com um maior controlo sobre o jogo. Os dragões tiveram mais posse de bola, remataram mais à baliza e foram mais eficazes na hora de marcar. 

FC Porto vs Galatasaray
5 Remates à baliza 3
8 Remates para fora 6
6 Cantos 5
4 Fora de jogo  4
54% Posse de bola  46%
3 Cartões amarelos 4
0 Cartões vermelhos 0
19 Faltas 20

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório