Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Estrela do cinema chinês multada em 110 milhões por evasão fiscal

A estrela do cinema chinês Fan Bingbing, desaparecida há vários meses, foi condenada a pagar o equivalente a mais de 110 milhões de euros por evasão fiscal, anunciaram hoje as autoridades fiscais do país.

Estrela do cinema chinês multada em 110 milhões por evasão fiscal
Notícias ao Minuto

08:21 - 03/10/18 por Lusa

Mundo Fan Bingbing

De acordo com a agência de notícias Xinhua, a atriz de 36 anos começou a ser investigada pelas autoridades em junho, depois de ter sido acusada nas redes sociais de evasão fiscal por meio de fraudes contratuais.

Desde então, a atriz mais bem paga da China, segundo a revista Forbes, desapareceu do radar do público e das redes sociais, onde era conhecida pela sua participação ativa.

Para evitar uma ação judicial, a atriz, juntamente com as empresas que gere, deverá devolver à administração tributária chinesa um total de 883 milhões de yuans (quase 111 milhões de euros) em impostos e multas.

As autoridades tributárias disseram que, durante a investigação, o agente de Fan, de sobrenome Mou, obstruiu o processo ao exortar funcionários a esconderem e a destruírem materiais contabilísticos das empresas.

Os problemas de Fan Bingbing começaram em maio, quando um ex-apresentador chinês publicou na internet documentos que provavam as alegadas evasões fiscais da atriz.

De acordo com os documentos, a atriz terá recebido oficialmente 10 milhões de yuans (1,3 milhão de euros) por quatro dias de trabalho e 50 milhões de yuans não declarados.

O caso revelou um suposto sistema de "contratos duplos": um destinado a ser apresentado ao fisco, com um valor baixo, e outro escondido, com o valor real auferido.

As autoridades chinesas estenderam entretanto as investigações a toda a indústria do entretenimento.

Segundo a revista Forbes, Fan Bingbing foi a celebridade chinesa mais bem paga em 2007, com receitas de 300 milhões de yuans (38 milhões de euros).

Fan Bingbing é uma das atrizes de cinema e televisão chinesas mais conhecida, tendo desempenhado o papel de super-heroína no filme de Hollywood "X Men: Dias de um Futuro Esquecido".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório