Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sonae: Fecho de supermercados em Maputo foi opção de sócios maioritários

O grupo português Sonae, minoritário na sociedade moçambicana S2, justificou hoje o encerramento dos três supermercados Central, em Maputo, com a "impossibilidade de reverter a decisão" do acionista maioritário, garantindo que pretendia manter a aposta no mercado local.

Sonae: Fecho de supermercados em Maputo foi opção de sócios maioritários
Notícias ao Minuto

22:05 - 02/10/18 por Lusa

Economia Empresas

"O processo de insolvência resulta da impossibilidade de reverter a decisão do acionista maioritário, de deixar de financiar o plano de negócios da empresa, não obstante termos sempre manifestado a nossa disponibilidade para continuar a financiar a nossa quota parte", explicou à Lusa fonte oficial da Sonae.

A sociedade S2, participada em 30% pelo grupo português Sonae e em 70% pela Satya Capital - um grupo de investidores moçambicanos -, encerrou hoje os seus três supermercados da marca Central na capital moçambicana e pediu insolvência.

"Enquanto acionista minoritário, num cenário de 'cash flows' negativos, não nos é possível impedir o desfecho de insolvência da empresa", acrescentou a fonte da Sonae.

A S2 operava no mercado moçambicano desde 2016.

A Lusa constatou que os supermercados Central no Prédio Jat, baixa de Maputo, na Avenida de Angola e no Bairro do Zimpeto estavam hoje encerrados.

Guardas do Prédio Jat contaram à Lusa que o supermercado funcionou normalmente na segunda-feira e que os trabalhadores foram hoje surpreendidos com o encerramento da loja.

A Lusa visitou ainda o escritório indicado no edital como sede da sociedade, onde um advogado da empresa confirmou que a S2 acionou um processo judicial de insolvência, sem avançar mais detalhes.

Num edital assinado pelo presidente da sociedade, Miguel Seixas, este diz que a situação obrigou a pedir a insolvência junto do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo.

"Várias foram também as negociações encetadas com potenciais interessados para a aquisição do negócio da sociedade, no entanto, nenhuma oferta foi efetivamente feita, sendo as razões para tal apresentadas ligadas essencialmente aos elevados custos operacionais fixos da mesma, face à atual situação económica do país", lê-se.

A S2 adianta que o processo judicial desencadeado com o pedido de insolvência terminará com o pagamento, "que for possível", das dívidas da sociedade, incluindo os créditos devidos aos trabalhadores.

A Lusa soube junto de fonte próxima de um dos trabalhadores que os salários estarão todos em dia, ficando por liquidar direitos associados ao fim do contrato.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório