Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Rússia anuncia conclusão da entrega de mísseis antiaéreos à Síria

O ministro da Defesa da Rússia anunciou hoje conclusão da entrega dos sistemas de defesa de mísseis antiaéreos S-300 para a Síria, explicando que vai demorar três meses a treinar os sírios para operarem com o equipamento militar.

Rússia anuncia conclusão da entrega de mísseis antiaéreos à Síria
Notícias ao Minuto

19:52 - 02/10/18 por Lusa

Mundo Defesa

Sergei Shoigu disse que a Rússia entregou quatro lançadores S-300, bem como radares e veículos de apoio, seguindo-se agora a fase de treinar os operacionais sírios a manusearem os sistemas.

Sergei Shoigu afirmou ainda que os militares russos também fortaleceram significativamente os sistemas eletrónicos na Síria, referindo que a integração dos ativos de defesa aérea russos e sírios será concluída em 20 de outubro.

A Rússia anunciou o mês passado a decisão de fornecer ao Governo de Damasco modernos sistemas de defesa de mísseis S-300, após o derrube na semana passada de um avião russo pela Síria, num acidente de "fogo amigo".

O avião militar de reconhecimento Il-20 foi abatido pelos sistemas de defesa de mísseis governamentais em resposta a um ataque aéreo israelita. A Rússia acusou Israel, ao referir que os caças israelitas atraíram o avião para a linha de fogo síria.

A Rússia desencadeou em 2015 a sua campanha militar na Síria em apoio ao Presidente Bashar al-Assad, e este envolvimento permitiu uma viragem no conflito, favorável às forças governamentais.

No entanto, Moscovo tentou desempenhar uma função de equilíbrio mantendo, em simultâneo, boas relações com o Irão e Israel.

Por sua vez, Israel tem manifestado desconforto devido à crescente influência iraniana na Síria.

Os Estados Unidos estão contra a decisão de fornecer à Síria um recente sistema de mísseis antiaéreos S-300, argumentando que pode provocar uma "escalada significativa" da violência na região.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório