Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Som de Barrica, a grande sinfonia dos vinhos Oboé (faça um brinde)

Oboé Som de Barrica Branco e Oboé Som de Barrica Tinto, dois vinhos que se pautam pela riqueza dos aromas e sabores originais do terroir do Douro, chegam pela primeira vez ao mercado, em quantidades muito limitadas.

Som de Barrica, a grande sinfonia dos vinhos Oboé (faça um brinde)
Notícias ao Minuto

18:00 - 02/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Novidades

Esta é a nova aposta dos vinhos Oboé, produtor localizado na região do Douro. Em estreia estão as colheitas Oboé Som de Barrica Branco 2016 e Oboé Som de Barrica Tinto 2015, dois vinhos que apenas serão produzidos em anos de excecional qualidade, o que justifica não só as quantidades muito limitadas – apenas duas mil garrafas disponíveis de cada referência – mas também a sua imprevisibilidade para novos lançamentos. 

Seguindo uma receita rigorosa da vinha à adega, recorrem a um estágio em barricas de 225 litros de carvalho francês de elevada qualidade, sempre com um enorme rigor técnico para não prejudicar os traços originais do vinho. O conjunto resulta numa agradável harmonia entre aromas e sabores, capaz de encontrar no copo o palco perfeito para transmitir a sua sinfonia inigualável e sofisticada.

O Som de Barrica Branco 2016 começa a ser desenhado muito cedo. Quando as uvas chegam à adega, após serem criteriosamente colhidas, são arrefecidas e encaminhadas para uma prensa pneumática. São depois vinificadas em pequenas cubas de inox, a baixa temperatura, durante cerca de 30 dias, usando as borras finas para potenciar a sua qualidade e elegância.

Segue-se um estágio de 9 meses em barricas de carvalho francês, com o objetivo de suavizar o lote, dar-lhe cremosidade e untuosidade, sem o marcar por completo. A frescura e acidez revelam-se a nota principal em toda a prova, proporcionando um verdadeiro momento de prazer para quem o bebe.

Já o Som de Barrica Tinto 2015, um dos anos clássicos para a região do Douro, é feito a partir de uvas cuidadosamente selecionadas, provenientes de Vinhas Velhas. Após um ligeiro esmagamento, seguem para o lagar com controle rigoroso de temperatura, onde são pisadas de uma forma leve. Após a vinificação são submetidas a um estágio, que se prolongou por 20 meses em barricas de carvalho francês. O resultado é um vinho complexo, diversificado e elegante, com o equilíbrio perfeito entre aroma, frescura e persistência dos grandes vinhos tintos da região.

Devido à elevada expectativa do mercado, e antecipando uma grande procura, a primeira edição dos vinhos Som de Barrica já se encontra disponível para alocação aos principais pontos de venda do país. A distribuição é exclusiva da OnWine Nacional.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório