Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

O preservativo protege o sexo anal? Especialistas não o garantem

Após várias pesquisas e estudos, admite-se não ser possível garantir a total segurança em sexo anal já que se fala de contextos, músculos e formas de lubrificação bastante distintas das do sexo vaginal, para o qual o preservativo foi inicialmente criado.

O preservativo protege o sexo anal? Especialistas não o garantem
Notícias ao Minuto

23:30 - 27/09/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sexo

No sentido de evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis, o preservativo é constantemente aconselhado tanto para sexo convencional como para anal.

Contudo, a FDA “nunca aprovou especificamente ou esclareceu o preservativo para uso em sexo anal”, lê-se no Tonic. E poucos são os estudos que analisam este caso e procuram medidas mais seguras.

De referir que o sexo anal é aquele com maior probabilidade de transmissão de DTSs, um problema que se deve ao natural tecido anal que é naturalmente mais sensível. Também é esta a prática em que é mais comum que o preservativo rompa, pela ausência de lubrificação natural, como acontece na vagina. É por isso que, a par do preservativo, se aconselhe o uso de um lubrificante, prática que muitos ignoram.

Mesmo com a lubrificação adequada, a probabilidade de o preservativo sair durante o ato é comum, como refere o educador sexual Charlie Glickman.

Embora estes sejam casos bastante relativos a cada caso, os especialistas comparam de forma generalizada as relações vaginais e anais e aí sim, a comparação é possível, bem contrastante, e justifica a necessidade de se criar um preservativo específico para sexo anal.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório