Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Este regime alimentar diminui risco de depressão em um terço

O consumo de uma dieta mediterrânica, rica em fruta, vegetais, frutos secos e peixe pode reduzir o risco de depressão em um terço.

Este regime alimentar diminui risco de depressão em um terço
Notícias ao Minuto

09:00 - 26/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Comida

Investigadores garantem ter descoberto provas convincentes da existência de uma relação entre ingerir produtos frescos e a preservação da saúde mental.

Um grupo de académicos apurou que consumir uma dieta com baixo teor de gordura saturada, açúcares e sem alimentos processados pode cortar o risco de depressão em cerca de 33%, por um período de 12 anos.

A investigadora e líder do estudo, Camille Lassale docente na instituição University College London, no Reino Unido, disse: “Uma dieta à base de vegetais e anti-inflamatória pode ajudar a prevenir o aparecimento da depressão”.

“Existem provas suficientes que revelam que há de facto uma relação entre a qualidade da dieta dos indivíduos e a sua saúde mental”.

“Surgiram também recentemente novas provas que revelam que a relação entre o sistema digestivo e o cérebro desempenha um papel fundamental no nosso estado mental e que este áxis é modulado pelas bactérias gastrointestinais, que podem por sua vez ser modificadas através da dieta”, afirmou Lassale.

A investigadora e a restante equipa, que analisaram dados provenientes de 41 estudos, sugerem que facultar recomendações dietéticas deveria ser parte integrante das consultas de psicologia e de psiquiatria.

Os participantes que aderiram a uma dieta mediterrânica apresentaram um risco 33% menor de desenvolverem depressão nos próximos 12 anos seguintes, comparativamente aos voluntários que não seguiram esse regime alimentar.

Lassale salientou ainda como uma dieta com alto teor de gordura, açúcar e comida processada foi associada a uma maior probabilidade de depressão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório