Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Comissão do Senado dos EUA vai votar sobre nomeação de Kavanaugh

A comissão da Justiça do Senado dos EUA anunciou na terça-feira que a votação sobre a eventual confirmação do candidato de Donald Trump ao Supremo Tribunal vai ser feita na manhã de sexta-feira.

Comissão do Senado dos EUA vai votar sobre nomeação de Kavanaugh
Notícias ao Minuto

07:15 - 26/09/18 por Lusa

Mundo Supremo Tribunal de Justiça

Esta votação sobre se a comissão recomenda ou não Brett Kavanaugh ao plenário do Senado vai decorrer assim no dia seguinte à audição deste próprio e de uma mulher, Christine Blasey Ford, que o acusa de agressão sexual.

Depois, o Senado deve votar, em data ainda por marcar, em sessão plenária, a possível confirmação de Kavanaugh.

Os republicanos detêm uma maioria de 51 lugares nos 100 lugares de senador.

Ford acusou Kavanaugh de a agredir sexualmente numa festa, quando ambos andavam na escola secundária, nos princípios da década de 1980.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, considerou que as acusações são "totalmente políticas".

"É um homem perfeito com um passado irrepreensível", "um homem notável", declarou Trump numa referência ao magistrado conservador.

No domingo, a revista The New Yorker noticiou que os democratas que integram o comité do Senado norte-americano estão a investigar uma acusação de assédio sexual feita por uma segunda mulher contra o juiz.

O incidente reporta ao ano letivo de 1983-84, o primeiro de Brett Kavanaugh na Universidade de Yale.

Deborah Ramirez, de 53 anos, disse à revista nova-iorquina que Kavanaugh apareceu num dormitório, embriagado, pressionou o pénis no seu rosto, o que a obrigou a tocá-lo sem o seu consentimento, quando o afastava.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório