Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Luisão encerrou a carreira: "Obrigado, Benfica"

O central de 37 anos terminou, esta terça-feira, a carreira como jogador profissional de futebol.

Luisão encerrou a carreira: "Obrigado, Benfica"
Notícias ao Minuto

19:50 - 25/09/18 por Notícias Ao Minuto

Desporto Homenagem

Luisão encerrou, esta terça-feira, a sua carreira como jogador de futebol. O brasileiro despediu-se do Benfica após 15 anos ao serviço do clube, com uma cerimónia no Estádio da Luz.

No entanto, tal como o Desporto ao Minuto avançou, Luisão continuará na estrutura do clube encarnado.

19h51: Termina a cerimónia no relvado do Estádio da Luz. 

19h50: Segue-se o espaço para fotografias com o plantel. 

19h42: Ouve-se o hino do Benfica. 

19h40: Família, jogadores e equipa técnica sobem ao palco para junto de Luisão. 

19h38: Passa mais um vídeo nos ecrãs gigantes do Estádio da Luz. 

Mensagem para os companheiros: Quem está de fora não tem noção da amizade que temos dentro do nosso grupo. Todos os que jogaram comigo terão a porta da minha casa sempre aberta. É do fundo do coração. 

Função para o futuro: Eu não consigo especificar agora. O meu projeto era saber o momento para encerrar a minha carreira. Mas em breve tudo se saberá. 

Pensou em algum momento deixar o Benfica? Por que não terminar a carreira num clube brasileiro? Em Portugal, cria-se muita polémica sobre propostas. Acabava, muitas vezes, dizendo coisas que não eram próprias. A minha opção de não terminar no Brasil é que, quando eu cheguei ao Benfica, as criticas eram tantas... E eu, tive momentos, que quis voltar para o Brasil. Mas depois o nosso psicólogo ajudou-me e eu disse que ia ser vitorioso neste clube. Não seria ético da minha parte, não me despedir aqui por tudo o que me deram. 

Quem é melhor para o suceder como capitão? Todos os jogadores do Benfica são treinados para ter essa liderança. Há muita maturidade de liderança em cada jogador. Todos têm essa capacidade, desde a formação no Seixal. Assim como eu um dia cheguei a capitão, aqui também é igual. Hoje, o Jardel passa a ser o nosso lider. Um jogador tem de usar a braçadeira, mas a liderança é dividida por todos. 

Porque não ser treinador? Vamos ver. Vamos pensar no próximo passo. A questão de treinador... Eu não sei nada. Só conheço a visão de dentro de campo. Os planos agora são outros. O caminho é muito longo, é preciso é ter calma. 

Faltou-lhe uma conquista internacional pelo Benfica? Faltou. Pela grandeza do clube, pelo crescimento, foi o que faltou na minha carreira. Tivemos duas oportunidades, duas finais de Liga Europa, e isso é uma coisa que eu vou lamentar para o resto da minha vida. 

Por que é que se retirou antes do final da temporada? O que me fez tomar esta decisão foi o facto de a minha história ter sido escrita durante muito tempo. Percebi que era o melhor momento e que agora posso dar o meu contributo fora do campo. 

Algum dia imaginou esta carreira? Neste dias eu pensei muito sobre isso. Onde eu vivia, não tinha grandes hipóteses no futebol. Desde aí que eu luto mas nunca pensei um dia estar aqui, num dos maiores clubes do mundo. Eu não imaginava. 

Adversário mais difícil: São muitos, é difícil dizer qual o mais difícil. O mais importante é estarmos preparados para todas as dificuldades. 

Pior e melhor momento ao serviço do Benfica: Eu acho que o pior momento foi quando, em campo, percebe que as bancadas podem não estar a apoiar. E eu sempre defendi sempre os meus companheiros. E os adeptos perceberam. Já o melhor momento... Tenho dois momentos marcantes que foi o golo que nos deu a possibilidade de conquistar o título e quando eu parti o braço, aí pensei que a minha carreira tinha acabado. Tal como o tetracampeonato. 

19h24: Questões para a comunicação social. 

Luisão: "Eu costumo dizer que pressão é quando temos 65 mil pessoas a apoiar-nos. Mas quando cheguei aqui hoje, com a minha família, e vi a bancada vazia, vi o que era pressão. Amanhã, eu já não vou ter nada disso. Vou acordar e já não vou tomar o pequeno almoço no Seixal com os meus companheiros, já não me vou equipar e treinar. Mas eu sei que, a partir de amanhã, começa um nova carreira. Quero agradecer a todos sem exceção, até aos meus rivais que me fizeram crescer em campo. Quero agradecer a tudo, desde a minha infância humilde, aos primeiros toques na bola, até quando eu cheguei neste clube e tornei-me homem e um atleta. Sempre compensei tudo aquilo que me deram dentro de campo. Eu devo quase tudo ao presidente  do Benfica, devo quase tudo ao Benfica, devo quase tudo à minha esposa e minhas filhas. Agora, eu faço de tudo para corresponder e defender essa clube da melhor maneira, com garra, amor e dedicação. É isso que eu aprendi aqui. Olho para todo o lado e vejo: 'Obrigado, capitão'. Mas chegou o momento de eu dizer: 'Obrigado, Benfica'. 

Luisão: "Quando vesti a camisola do Benfica para jogar, achei que um dia deveria entregar-la. [Luisão entrega a última camisola que usou pelo Benfica ao presidente, com uma dedicatória]. 

19h19:  Luisão vai falar. 

19h18: Vieira ofereceu a capa do jornal do Benfica que saiu na semana em que Luisão chegou à Luz, há quinze anos. 

LFV: "Recordo com enorme nostalgia o dia em que conheci um rapaz franzino no corpo mas enorme na alma e na entrega. Agora olho para um profissional feliz, realizado, que se despede orgulhoso dos relvados onde defendeu sempre o Sport Lisboa e Benfica. Se há 15 anos te dei as boas vindas, agora digo-te: 'obrigado'. Obrigado pelo carácter, profissionalismo e amor ao Benfica. O Luisão é o jogador com mais títulos do clubes. O jogador mais vezes capitão com a camisola do Benfica. Quarto jogador com mais jogos pelo Benfica. Hoje não é o fim, é o princípio de uma nova etapa que vais percorrer com o mesmo orgulho e determinação, levando o nome do Benfica um pouco por todo o mundo. Conta comigo, Luisão. És o meu companheiro de viagem. E a tua e a minha ainda está longe de terminar."

19h15 - Vai falar Luís Filipe Vieira. 

19h12 - Os painéis passam um vídeo de homenagem ao brasileiro. 

19h10 - Luisão desce ao relvado da Luz acompanhado pela sua família. 

Notícias ao MinutoPlantel e equipa técnica presente na despedida de Luisão. © Notícias ao Minuto

19h08 - O plantel do Benfica e a respetiva equipa técnica já está presente no relvado. 

19h05 - Está tudo preparado no Estádio da Luz. 

Notícias ao MinutoO palco da Luz está pronto para receber Luisão. © Notícias ao Minuto

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório