Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Atenção, a estes secadores de cabelo. "São perigosos", avisa a DECO

A Associação para a Defesa do Consumidor analisou, em laboratório, 15 “modelos básicos” de secadores de cabelo e deixa um sério alerta sobre quatro que se revelaram “perigosos”.

Atenção, a estes secadores de cabelo. "São perigosos", avisa a DECO
Notícias ao Minuto

18:30 - 25/09/18 por Ana Lemos

País Compra

Há no mercado "quatro modelos de secadores de cabelo" que chumbaram "num teste de segurança elétrica" a que a DECO submeteu "15 aparelhos". Além disso, alerta a Associação para a Defesa do Consumidor, "dois deles acabaram mesmo por incendiar-se no laboratório". Por esse motivo, confira abaixo se o que tem em casa é algum deles.

A DECO revela ainda que um quinto modelo "foi eliminado por alegar uma potência muito superior à real" e assim mentir aos consumidores.

Por estas razões, a Associação para a Defesa do Consumidor informa que comunicou o resultado destes testes "à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), de quem esperamos a atuação mais adequada para garantir que estes produtos são efetivamente retirados do mercado".

Estes modelos são "perigosos" e "não deveriam estar à venda":

ROWENTA CV5384: "A placa que envolve os botões do aparelho é pouco robusta. Em caso de montagem e desmontagem sucessiva (por exemplo, para reparação do cabo), a placa pode soltar-se facilmente e a mão do utilizador pode entrar em contacto com as partes ativas do interior do aparelho. Há risco de eletrocussão".

SELECLINE 871466/RW807B: "Este modelo comercializado exclusivamente pelo Grupo Auchan já não está à venda, mas alguns consumidores ainda o poderão ter em casa. Chumbou no teste quando reduzimos a velocidade do motor e o fluxo de ar emitido pela ventoinha, simulando uma eventual avaria ou desgaste do motor. O aparelho incendiou-se porque a temperatura no interior subiu".

BECKEN BPHD 2663: "Este secador comercializado exclusivamente pela Worten também começou a incendiar-se perante um bloqueio do motor. Esta simulação demonstra o que aconteceria se o secador sofresse uma repentina avaria ou bloqueio do motor". 

TAURUS ALIZE EVOLUTION 2200: "Simulando uma significativa redução da velocidade do motor, compatível com um credível desgaste do produto após muitas utilizações ou com uma avaria, parte do secador simplesmente derreteu e expôs as partes vivas do seu interior, ainda incandescentes".

O quinto modelo, cuja potência prometida é afinal muito inferior à real, é o AEG Profi-FOEN HT5580. Diz a DECO que o "secador dizia ter 2300 watts de potência, mas nem a 1900 watts chega, na realidade. Não constitui um modelo 'perigoso', mas chumba igualmente no teste, por mentir aos consumidores".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório