Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Trump diz que existem "grandes avanços" nas negociações com Pyongyang

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou hoje que se registam "grandes avanços" nas negociações do seu Governo com a Coreia do Norte, referindo que um segundo encontro entre os responsáveis dos dois países deverá ocorrer em breve.

Trump diz que existem "grandes avanços" nas negociações com Pyongyang
Notícias ao Minuto

21:01 - 24/09/18 por Lusa

Mundo Estados Unidos

"Grandes avanços estão a ser efetuados e existe um tremendo entusiasmo de Kim Jong-un [líder da Coreia do Norte] em chegar a um acordo", disse Donald Trump, depois de reunir-se em Nova Iorque com o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

O Presidente norte-americano reiterou que planeia um segundo encontro com o líder da Coreia do Norte "num futuro não muito distante", ainda que o local onde vai decorrer esteja por determinar, mas que "provavelmente não será o mesmo".

Em junho realizou-se em Singapura um encontro histórico entre Donald Trump e Kim Jong-un, tendo ficado acordado que iriam trabalhar para a desnuclearização da Coreia do Norte, mas acabaram por surgir divergências na forma de avançar com este processo.

O líder da Coreia do Norte concordou, em setembro, em desmantelar de forma permanente o principal complexo nuclear em Nyonbyon, se os EUA tomarem "medidas proporcionais", e em encerrar instalações de testes em Punggye-ri e lançamento de mísseis em Sohae.

O desmantelamento do complexo de Yongbyon, epicentro do programa nuclear da Coreia do Norte fica dependente de "medidas proporcionais" a serem tomadas pelos Estados Unidos, tal como acordado na cimeira de Singapura, que decorreu em junho e que juntou o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Na declaração conjunta assinada por Kim Jong-un e o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, na cimeira que decorreu em Pyongyang, reafirmou-se o compromisso de eliminar armas nucleares da península coreana e enfatizou-se a importância de fazer progressos reais assim que possível.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório