Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Produtores de ovelha da Serra da Estrela recebem 34 euros por animal

Esclarecimento dado pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural surge na sequência de uma pergunta parlamentar.

Produtores de ovelha da Serra da Estrela recebem 34 euros por animal
Notícias ao Minuto

20:51 - 24/09/18 por Melissa Lopes

País Agricultura

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural esclarece esta segunda-feira, numa nota enviada à comunicação social, que os produtores de ovelhas da Serra da Estrela recebem uma ajuda de 34 euros por animal para apoiar a produção e o melhoramento da raça.

Destes 34 euros, acrescenta a tutela, 19 euros por animal no âmbito do I Pilar da PAC e, “precisamente por se tratar de uma raça autóctone, a ovelha bordaleira recebe mais 15 euros no âmbito do II Pilar da PAC (desenvolvimento rural)".

Por outro lado, refere ainda a nota, a ANCOSE (Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela) tem curso um projeto apoiado pelo Ministério da Agricultura para melhoramento genético e proteção da raça.

“Trata-se de um projeto ao qual foram atribuídos 1.672.188.00 euros a fundo perdido. Estando o projeto no seu último ano de execução, a ANCOSE executou apenas uma parte do montante disponível, tendo 1.010.020.00 a aguardar comprovativos de despesa no IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas”, pode ler-se.

A nota de esclarecimento da tutela surge na sequência de uma pergunta parlamentar dirigida ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural pelo deputado Santinho Pacheco sobre se o Governo está disponível para, em conjunto com a ANCOSE, "estudar um programa de defesa e salvaguarda da ovelha bordaleira da Serra da Estrela" e sobre se o Governo poderá apoiar a instalação de centros de recria de borregas, para estas serem disponibilizadas para melhoramento animal, "como forma de garantir o leite indispensável ao fabrico do queijo Serra da Estrela".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório