Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Gabinete do primeiro-ministro vai receber taxistas

Taxistas vão já no sexto dia de protesto contra a designada lei da Uber.

Gabinete do primeiro-ministro vai receber taxistas
Notícias ao Minuto

15:50 - 24/09/18 por Melissa Lopes com Lusa

País Lisboa

Um grupo de representantes dos taxistas, que estão hoje no sexto dia de protesto, vão ser recebidos pelo gabinete do primeiro-ministro, noticia a TVI24, em direto do local.

Para o dia de hoje, segunda-feira, estava marcada uma vigília em frente à residência do primeiro-ministro, nos Restauradores, depois de os representantes dos motoristas de táxis já terem sido recebidos, no sábado, pelo Chefe da Casa Civil da Presidência. 

No decorrer do protesto, que se iniciou na passada quarta-feira, as associações que representam os motoristas de táxi, a ANNTRAL e a Federação Portuguesa do Táxi (FPT), receberam o apoio das câmaras municipais de Albufeira, Loulé, Setúbal, Sobral de Monte Agraço e Loures, disse Florêncio Almeida, que acrescentou: "De Lisboa, infelizmente, não, mas não é de admirar que desta vereação só temos sido maltratados".

Na quarta-feira, segundo o responsável, os motoristas projetam realizar uma marcha até à Assembleia da República para se manifestarem, coincidindo com a presença do ministro do Ambiente, que tutela o setor, no plenário.

Florêncio de Almeida referiu que para iniciarem o diálogo com o Governo, além da exigência de a lei passar a contemplar a fixação, pelos municípios, do contingente de carros para aluguer de passageiros, querem a revisão do regime tarifário.

Já no sábado, Carlos Ramos, da FPT, tinha afirmado à Lusa a questão do regime tarifário, que qualificou como "caduco". "É preciso ainda regulamentar ao cesso às praças de táxi de aeroportos e portos, criar um regulamento disciplinar e um código de conduta, e criar um sistema de tarifário específico", acrescentou Carlos Ramos.

Na capital, os táxis estão parados ao longo da Avenida da Liberdade, desde a Praça dos Restauradores pelo sexto dia consecutivo, em protesto contra a entrada em vigor, a 1 de novembro, do diploma que regula as plataformas digitais de transportes.

Relativamente às viaturas plataformas digitais de transporte - Uber, Taxify, Cabify e Chauffeur Privé -, Carlos Ramos afirmou que se devem pensar num sistema de equilíbrio, "por exemplo em Espanha há uma viatura descaracterizada para 30 táxis". "Nós não somos a Espanha, mas este é um exemplo", argumentou.

Na passada sexta-feira, o processo teve um desenvolvimento, com o PCP a pedir a revogação da lei, uma decisão que os taxistas consideram estar no "caminho correto", mas que ainda não é suficiente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório