Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Dica de poupança: Como realizar um orçamento familiar (por etapas)

O primeiro princípio é que deve registar todas as suas despesas, até o dinheiro que gasta com um café.

Dica de poupança: Como realizar um orçamento familiar (por etapas)
Notícias ao Minuto

08:31 - 24/09/18 por Notícias Ao Minuto

Economia DECO

Um orçamento familiar é um documento onde todos os meses são registadas as entradas e saídas de dinheiro e pode ser fundamental para quem quer poupar algum dinheiro. Uma vez que são contabilizadas todas as despesas, pode identificar quais são as essenciais e as não-essenciais. 

"Para a elaboração do orçamento devem ser contabilizados todos os rendimentos e, mais importante, todas as despesas do agregado familiar. Muitas vezes, as pessoas descuram as pequenas despesas. Por exemplo, um café (0,60 cêntimos) todos os dias representa um gasto de 18 euros por mês", explica o  Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS) da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO).

Há várias formas de o fazer. Pode tomar nota numa folha de papel, num documento online ou até em aplicações digitais gratuitas, lembra a DECO. O importante é que cumpra as seguintes etapas: 

  1. Rendimentos - Calcule a totalidade dos seus rendimentos mensais, onde se incluem os rendimentos de todo o agregado familiar, bem como os rendimentos pontuais. 
  2. Despesas - Calcule a totalidade das suas despesas e, por isso, é importante tomar nota das mesmas durante o mês. Aqui estão incluídas as despesas mais reduzidas, as pontuas ou até as sazonais. 
  3. Saldo mensal - Calculados os rendimentos e as despesas é hora de apurar o saldo final. Para isso, deve subtrair as despesas aos rendimentos. 
  4. Avaliação - Depois de ter o saldo final, deve avaliar a sua própria situação financeira. Este ponto é importante porque lhe permite também identificar os gastos supérfluos e eliminá-los. Pode ainda definir os gastos indispensáveis e reduzi-los, procurando outras alternativas de consumo. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório