Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

As imagens da polémica exposição em Serralves que estão a dar que falar

A exposição com fotografias da autoria de Robert Mapplethorpe está na ordem do dia desde que o diretor artístico do museu apresentou a sua demissão na sexta-feira. Alertamos os nossos leitores para o facto de as imagens, que constam na galeria abaixo, conterem cenas de nudez e sexo explícito.

Notícias ao Minuto

14:43 - 23/09/18 por Patrícia Martins Carvalho

Cultura Arte

João Ribas demitiu-se do cargo de diretor artístico do Museu de Serralves, no Porto, depois de a administração ter limitado, a maiores de 18 anos, algumas das fotografias captadas pela lente de Robert Mapplethorpe.

O responsável, que era também curador da exposição, queixa-se da intromissão da administração que colocou algumas das imagens - as que continham nudez e sexo explícito - numa sala reservada a maiores de 18 anos, afirmando ainda que houve fotografias que não puderam ser expostas.

Antes da inauguração da exposição, que ocorreu na última quinta-feira, dia 20, João Ribas havia afirmado que não haveria qualquer tipo de "censura" às imagens, até porque as mesmas já tinham estado expostas em alguns dos melhores museus do mundo.

O então responsável sublinhou ainda que Mapplethorpe, apesar de já ter morrido, continua a ser "influente na fotografia contemporânea" e é respeitado a nível mundial.

No entanto, um dia depois da inauguração, João Ribas apresentou a sua demissão depois a exposição ter ido contra aquilo que tinha defendido. 

Veja acima as imagens.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório