Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Open House regressa hoje e domingo com 84 espaços para visitar em Lisboa

A 7.ª edição do Open House Lisboa decorre hoje e domingo, com entrada livre, em 84 espaços públicos e privados da cidade, incluindo 38 em estreia, de acordo com a organização.

Open House regressa hoje e domingo com 84 espaços para visitar em Lisboa
Notícias ao Minuto

06:53 - 22/09/18 por Lusa

Cultura Arquitetura

O evento, organizado pela Trienal de Arquitetura de Lisboa, é realizado em parceria com a Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC), e tem como uma das novidades, este ano, a criação de nove percursos urbanos que terão como guias especialistas convidados, desde arquitetos a historiadores, como Inês Lobo, Ana Vaz Milheiro e José Manuel Fernandes.

No ano passado, o Open House registou uma participação de 44 mil pessoas.

Este ano, foram convidados para comissários os arquitetos Luís Santiago Batista e Maria Rita Pais, que elegeram o tema "Habitar Lisboa em transformação".

O Open House Lisboa abre as portas a locais de referência da arquitetura da capital, públicos e privados, alguns deles fechados ao longo do ano, e alguns oferecem visitas com os autores dos projetos.

Teatros, igrejas, museus, casas privadas, escolas, palácios, hospitais, serão abertos para visitas livres ou guiadas por especialistas.

Este ano, entre muitos outros, o Open House faz percursos que passam pelo Museu do Dinheiro, Cinema Ideal, Atelier Cecílio de Sousa, Imprensa Nacional, Casa no Arco do Cego, Fábrica Musa, Underdogs Gallery, Empreendimento Prata, Planetário Calouste Gulbenkian, Escola Francisco Arruda.

O Pestana Palace, Apartamento Arriaga, Museu de Marinha, Hub Criativo do Beato, Casa da Severa, Largo Residências, Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha, Gare do Oriente, Torre do Tombo, Hospital Júlio de Matos, Casa no Bairro das Estacas, SAAL - Bairro das Fonsecas e Calçada, Teatro Thalia, Escola Secundária Padre António Vieira também integram os percursos.

A iniciativa Open House foi lançada em Londres, em 1992, pela arquiteta e curadora britânica Victoria Thornton e já passou por cidades como Oslo, Nova Iorque, Roma, Helsínquia, Praga e Buenos Aires.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório