Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Monsaraz expõe objetos doados ao museu espanhol de Olivença

Artesanato, cerâmica, móveis, ferramentas agrícolas e utensílios de cozinha doados por habitantes de Olivença (Espanha) ao museu local estão expostos na vila de Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz (Évora), até 07 de outubro.

Monsaraz expõe objetos doados ao museu espanhol de Olivença
Notícias ao Minuto

14:28 - 21/09/18 por Lusa

Cultura Iniciativa

Os artigos integram a exposição 'Diez años de la pieza del mes' do Museu Etnográfico González Santana, de Olivença, que pode ser visitada na Igreja de Santiago - Galeria de Arte, na vila medieval alentejana.

A iniciativa é organizada pela Câmara de Reguengos de Monsaraz, no âmbito do ciclo de exposições Monsaraz Museu Aberto, e apresenta um total de 42 peças, explicou hoje o município.

Segundo a autarquia, trata-se de artigos que foram doados ao museu etnográfico de Olivença pelos habitantes da localidade, situada na Extremadura espanhola e junto à fronteira com Portugal.

Com a mostra, indicou a câmara, "pretende-se homenagear os antepassados e fortalecer os laços culturais com outras localidades espanholas e portuguesas", numa "viagem através da memória tradicional da cultura rural da Extremadura espanhola".

Uma cafeteira, patins, uma colher ornamentada, um frigorifico, pratos e taças, uma máquina de costurar, um projetor e uma película de cinema ou uma mala de viagem são algumas das peças que constam da exposição itinerante e que os visitantes podem apreciar.

Fotografias e dados técnicos e documentais de todas as peças também são disponibilizados ao público, para lhe fornecer "informações específicas sobre cada objeto", nomeadamente a data, características técnicas e dados sobre quem fez a doação, acrescentou a autarquia.

A exposição "Diez años de la pieza del mes (2004-2013)" foi concebida em 2016 para assinalar os 25 anos de abertura do Museu Etnográfico González Santana.

A iniciativa baseia-se numa monografia homónima, editada em 2014 pela Diputación de Badajoz, da autoria de Miguel Ángel Vallecillo Teodoro, María Teresa Plaza Núñez y Luisa González Méndez.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório