Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Este nutriente impede o envelhecimento cerebral. Abuse

Um novo estudo norte-americano indica que o consumo de fibras aumenta a produção de substâncias capazes de controlar inflamações no intestino e no cérebro – ajudando assim a manter o seu cérebro jovem para sempre!

Este nutriente impede o envelhecimento cerebral. Abuse

As fibras são conhecidas por contribuírem para a manutenção de uma dieta saudável, além de ajudarem na redução de peso. Agora, um novo estudo publicado na revista científica Frontiers in Immunology, e divulgado pela revista Veja, indica que adicionar alimentos ricos em fibras – como brócolos, nozes, aveia, feijão e pão integral – à dieta pode retardar o envelhecimento cerebral.

O declínio cognitivo da memória, que acontece na velhice é causado por uma inflamação da micróglia, um tipo de célula do sistema imunológico que é abundante no cérebro e que tende a se tornar hiperativa e cronicamente inflamada no processo de envelhecimento. As fibras ajudam a retardar o envelhecimento cerebral ativando a produção de um ácido graxo de cadeia curta, chamado butirato,  que possui propriedades anti-inflamatórias.

Para efeitos daquela pesquisa, uma equipa de investigadores da Universidade de Ilinois, nos Estados Unidos, acompanhou, ao longo de quatro semanas, a dieta de camundongos idosos e jovens, verificando a quantidade de fibras ingeridas e o nível de substâncias anti-inflamatórias presentes no intestino. Os resultados mostraram que uma dieta rica em fibras aumenta a quantidade de butirato e outros ácidos graxos de cadeia curta na corrente sanguínea, tanto dos animais idosos quanto dos mais novos.

Estudos anteriores mostraram que o butirato, que é produzido no cólon, quando as bactérias fermentam as fibras no intestino, pode melhorar a memória e reduzir inflamações cerebrais e também intestinais. No entanto, até o momento, a ciência não havia descoberto como o consumo de fibras poderia ser convertido em benefícios cognitivos. 

Por outro lado, um consumo baixo do nutriente aumentou a inflamação intestinal nos ratos idosos. O mesmo não foi observado nos animais mais jovens, sugerindo que o envelhecimento aumenta a vulnerabilidade à inflamação. O que torna necessária a adição de fibras na alimentação para estimular a produção de substâncias anti-inflamatórias. 

Mas afinal quanta fibra deve comer por dia?

A quantidade diária recomendada de fibras varia conforme a faixa etária, já que a necessidade energética do organismo é diferente durante as diversas fases da vida.

- Crianças de 1 a 3 anos: 14 gramas;

- Crianças de 4 a 8 anos: 16,8 a 19,6 gramas;

- Crianças de 9 a 13 anos: 22,4 a 25,2 gramas;

- Adolescentes: 14 e 18 anos: 25,2 a 30,8 gramas

- Adultos: 34 gramas (homens) e 28 gramas (mulheres)

A ingestão diária de fibra jamais deve ultrapassar 70 gramas, já que quando consumida em excesso, pode causar inchaço, gases e prisão de ventre.

O Lifestyle ao Minuto já está no Instagram, siga aqui a nova página

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório