Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

FESAP diz que Governo "não tem nada fechado" quanto a aumentos salariais

O dirigente da Federação de Sindicatos da Administração Pública (FESAP), disse hoje, à saída de uma reunião no Ministério das Finanças, que o Governo "não tem nada fechado" quanto a aumentos salariais no Estado no próximo ano.

FESAP diz que Governo "não tem nada fechado" quanto a aumentos salariais
Notícias ao Minuto

19:16 - 20/09/18 por Lusa

Economia OE2019

Após a segunda reunião com a equipa das Finanças sobre as medidas que irão constar no Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) para a administração pública, o dirigente da FESAP José Abraão disse não estar "otimista nem pessimista, mas realista".

"Sentimos a preocupação [...] de que o Governo quer chegar a todos os trabalhadores", afirmou, contando que "de uma vez por todas o Governo terá assumido a não confusão" entre aquilo que é o aumento da massa salarial em 2019, decorrente do descongelamento de carreiras com a atualização das remunerações.

"Ficamos pelo menos com a ideia de que o Governo não tem nada fechado no que diz respeito a propostas", afirmou o dirigente sindical, sublinhando que esta postura "alimenta a expectativa" dos trabalhadores do Estado quanto a aumentos salariais.

José Abraão disse ainda que na reunião os membros do executivo sinalizaram que pretendem acabar com o artigo 18.º do OE2018 "onde está um conjunto vasto de medidas que são constrangimentos para os trabalhadores da administração pública e substituir por um conjunto de outras medidas".

Porém, deverão manter-se alguns constrangimentos, nomeadamente ao nível da "admissão de trabalhadores e autorizações para abertura de concursos", disse acrescentando porém que por enquanto trata-se apenas de ideias e "nada em concreto".

O dirigente da FESAP considerou que "há necessidade de fazer levantamento das necessidades permanentes dos serviços" na admissão de trabalhadores e que "não basta ao primeiro-ministro dizer que vão admitir 1.000 técnicos em 2019".

Segundo o sindicalista, a próxima reunião sobre o OE2019 deverá ocorrer na primeira semana de outubro.

A FESAP reclama aumentos salariais de 3,5% no próximo ano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório