Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Teóloga alemã e arquiteto suíço vencem 'Prémio Ratzinger 2018'

A teóloga alemã Marianne Schlosser e o arquiteto suíço Mario Botta venceram a 8ª edição do Prémio Ratzinger 2018, considerado o Nobel da teologia, foi hoje anunciado.

Teóloga alemã e arquiteto suíço vencem 'Prémio Ratzinger 2018'
Notícias ao Minuto

15:55 - 20/09/18 por Lusa

Mundo Distinção

O Prémio Ratzinger 2018 vai ser entregue pelo papa Francisco, no Vaticano, a 17 de novembro.

O anúncio da distinção foi feito hoje, em conferência de imprensa, no Vaticano, com a presença do presidente do Conselho Pontifício da Cultura, o cardeal Gianfranco Ravasi.

Marianne Schlosser, teóloga alemã nascida em 1959, é a segunda mulher a receber o 'Nobel' da Teologia católica. Em 2014 o prémio foi atribuído à professora Anne-Marie Pelletier.

A professora da Universidade de Viena desde 2004 distinguiu-se pela sua investigação sobre a Baixa Idade Média e sobre a figura de São Boaventura, a quem Joseph Ratzinger dedicou grande atenção.

Em 2014, o papa Francisco nomeou Marianne Schlosser como membro da Comissão Teológica Internacional.

Mario Botta, nascido em 1943, recebeu o prémio pela sua obra, que inclui uma vintena de edifícios religiosos importantes, como a igreja de São João Batista, em Mogno, a catedral de Evry, perto de Paris, e a catedral de Santo Volto, em Turim.

O arquiteto é ainda autor de uma das capelas em exibição no "pavilhão" da Santa Sé na ilha de S. Giorgio, na Bienal de Arquitetura de Veneza.

A Fundação 'Joseph Ratzinger-Bento XVI' foi criada em 2010 com o objetivo de promover estudos e publicações sobre o trabalho e o pensamento de J. Ratzinger-Bento XVI, e, mais genericamente, promover estudos teológicos.

O Vaticano anunciou ainda os vencedores da segunda edição dos novos prémios 'Razão Aberta', que vão ser entregues na segunda-feira, na Academia das Ciências (Santa Sé), existindo 170 candidaturas de 100 universidades de vários países.

Na conferência de imprensa foi ainda anunciado que a fundação vai promover, entre 15 e 16 de novembro, em Roma, o seu 8.º simpósio internacional, sobre o tema 'Direitos fundamentais e conflitos entre direitos'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório